Destaques

Domingueiras do Tião

25 de dezembro de 2022

TÊJE PRESO! NÃO TEJO!

Baixinho e entroncado, Doutor Lourival se impunha pelo grito. Seu timbre de voz era tão gasguito que alcançava longas distâncias sem precisar de microfone.

Ficou famoso depois de enfrentar, no Tribunal do Júri, o poeta Ronaldo Cunha Lima.

Ele defendia o Estado e Ronaldo fora contratado a peso de ouro para livrar da cadeia o genro de importante fazendeiro que matara, numa só noite, duas pessoas do lugar.

A oratória do promotor e a poesia do jovem advogado mobilizaram a cidade.

O baixinho Lourival aguentou o tombo, fez a acusação, ouviu os argumentos da defesa, pediu réplica e só perdeu na tréplica, depois do advogado apelar para as lágrimas das mães escaladas como juradas, ao declamar

“Mãe eu volto a ver-te na antiga sala

Onde uma noite te deixei sem fala

Dizendo adeus, como quem vai morrer”.

Os 7 a 0 dados ao matador não deslustraram a atuação do promotor, que a partir daquele episódio passou a ser requisitado para discursar nas solenidades cívicas, nas inaugurações, nas festas natalícias e até mesmo nos comícios do seu amigo Antônio Nominando Diniz.

Tinha dois inofensivos vícios: cachaça e torrado. Baixava na budega de Chico Pedro ao nascer do sol e, entre uma pitada e outra de rapé, tomava umas lapadas da branquinha, sempre puxando conversa com o seu indefectível “…é o caso”.

Até que um dia…

Camilão dera baixa do glorioso Exército Brasileiro. Fora reformado como doido na patente de tenente.

Um doido sadio, que namorava, dançava e bebia cachaça. Também jogava sinuca e brigava.

Doutor Lourival não o conhecia, veio a fazê-lo naquela manhã em que conversava na esquina de Antônio Maia, depois de passar a paêta em duas garrafas de cana no Bar de Bartolomeu.

Camilão, de cara cheia, apareceu na conversa do promotor num momento em que este discorria sobre a importância da dialética na fermentação estomacal dos seres invertebrados. Doutor Lourival não aprovou a intromissão indébita, mandou o intruso se calar, o intruso não se calou e o promotor, do alto da sua autoridade, lhe deu voz de prisão.

– Quem tá preso é você -, devolveu o tenente Camilo.

E não se contentando apenas com a palavra, agarrou o baixinho pela gola do paletó e levantando-o do chão, desceu com ele pela Rua Grande, em demanda da cadeia, para desespero dos mais velhos e festa da molecada.

A viagem não se consumou porque, quando a dupla alcançava a calçada do comerciante Eije Kumamoto, foi barrada pelo motorista Sinésio Tenório e pelo jovem Véi de Elizeu, que gritando “tás doido, Camilo!”, tomaram o promotor das suas mãos e cuidaram de recompor suas vestes amarrotadas e levemente molhadas.

Consta que o processo aberto para apurar a ofensa grave ao representante do Ministério Público foi arquivada em razão da inimputabilidade do agressor, devidamente atestada pelo laudo emitido pelo setor médico do Exército.

 

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.