opinião

Domingueiras do Tião

30 de junho de 2019

ASSIM TAMBÉM JÁ É DEMAIS

O fundamentalismo é ruim, seja de que tipo for. E o religioso, então, nem se fala. Durante a semana esta foto foi publicada nas redes sociais. Nela, jovens colocam o nariz na Bíblia Sagrada, tapam um buraco e com o outro cheiram o livro como se estivessem cheirando cocaina. E colocaram uma legenda dizendo que são viciados em Jesus. Acho que Jesus não quer aquilo. A foto mais parece um convite a uma cheirada no pó do que uma manifestação de fé.

DAVI E SEUS AMIGOS

Antonio Davi Diniz é um velho companheiro de redação, dos tempos de jornal. Agora, meio que aposentado, Davi gasta o tempo meditando sobre as paisagens e se reunindo com amigos para papos culturais na Livraria do Luiz. Como fez na ocasião dessa foto ao lado de Amador Ribeiro, José Altino Ar, Leo e José Nilton.

GRUPO DOS CINCO

Germano Romero não ganhou a eleição para a Academia mas criou o Grupo dos Cinco, formado pelos veradeiramente notáveis que votaram nele. Votos de qualidade, convém ressaltar. Esta semana eles se reuniram no restaurante Gulliver Mar e o próprio Germano contou como foi:

O notável “Grupo dos Cinco” se confraternizou no restaurante Gulliver de Tambaú, em memorável noite de amizade, poesia, história e boas conversas. A expressão inspirada nos grupos da música erudita russa, em 1867, (Balakirev, Borodin, Cesar Cui, Mussorgsky e Rimsky-Korsakov) e no grupo de intelectuais e artistas brasileiros notabilizados na “Semana de 22” (Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral) foi adotada para enaltecer os cincos ilustres paraibanos que representam, com irretocável valor, a poesia, a crônica, a pintura, o romance e o ensaio em nossa terra: Sérgio de Castro Pinto, Gonzaga Rodrigues, Flávio Tavares, Mercedes Pepita Cavalcanti e Ângela Bezerra de Castro. Uma noite inesquecível.”

MESSIAS E AS CARIOCAS

Messias Fernandes, agora solteiro, passou as festividades juninas visitando o brejo ao lado de três beldades cariocas.O rapaz disse que as meninas voltaram para o Rio de Janeiro apaixonadas pelo forró paraibano. E pelo visto, não foi só pelo forró não.

CONFRATERNIZAÇÃO JUNINA

O jurista Francisco Ferreira fez questão de reunir os integrantes do seu bem montado escritório de advocacia aqui na orla de João Pessoa para festejar, de uma lapada só, o São João e o São Pedro. Teve forró e muita comida típica. Depois ele pegou o avião e foi cuidar das centenas de processos que tem no Forum de São Paulo.

Você pode gostar também

5 Comentários

  • Reply Josenildo 30 de junho de 2019 at 08:55

    Tião, este comportamento dos jovens só mostra a ignorância deles, isto não passa de apologia as drogas, pois o fundamentalismo religioso é uma droga bem mais perigosa do que qualquer outra!

    • Reply Delfos 30 de junho de 2019 at 17:28

      Não são só uns ignorantes, inclusive da Palavra. São, mais que tudo, uns “idiotas úteis”.
      São descendentes direto daqueles que outrora gritavam: “Soltem Barrabás”, e nos
      dias atuais gritam: mito…. mito….

  • Reply Germano Romero 30 de junho de 2019 at 12:37

    Caro Tião, precedendo-me de saudações e agradecimento pela atenção de sempre, gostaria de esclarecer que o título Grupo dos Cinco não foi criado por mim nem por nenhum de seus membros. É apenas uma analogia que parafraseia dois grupos históricos de intelectuais e artistas: iO grupo da música erudita russa, criado em 1867 formado por Balakirev, Borodin, Cesar Cui, Mussorgsky e Rimsky-Korsakov, e o grupo de intelectuais e artistas brasileiros notabilizados na “Semana de 22” , composto por Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Por analogia, a “comenda” foi adotada para enaltecer os cincos ilustres paraibanos que representam, com irretocável valor, a poesia, a crônica, a pintura, o romance e o ensaio em nossa terra: Sérgio de Castro Pinto, Gonzaga Rodrigues, Flávio Tavares, Mercedes Pepita Cavalcanti e Ângela Bezerra de Castro. Coincidentemente, esses ilustres paraibanos formaram o grupo que votou em mim nas últimas eleições da APL. Um abraço domingueiro.

    • Reply João Neto 1 de julho de 2019 at 14:52

      Líder Religioso que se passa a defender suas convicções políticas partidária nos altares sagrados, tentando com palavras enganadoras que é Deus que revelou através de profecia na minha opinião ele está precisando urgentemente voltar ao início do Genuíno Evangelho, pois os templos e altares sagrados é para se pregar o plano da salvação através do sangue derramado por Jesus Cristo na cruz.

  • Reply João Neto 1 de julho de 2019 at 14:40

    Deus não necessita que ser humano algum se torne seu escravo como a droga torna seus viciados, o que Deus quer é que através do livre arbítrio se escolha servi-lo de acordo com o que a Bíblia nos ensina. Essa foto de jovens cheirando a bíblia como se cheira o pó, na minha opinião é uma afronta as escrituras sagradas e uma apologia ao uso das drogas!

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.