Destaques

Domingueiras do Tião

30 de abril de 2023

AMIGOS

Fui cair na besteira de seguir o conselho de Oswaldo Montenegro e fazer uma lista dos velhos amigos que não vejo mais.  O resultado não foi bom. Dos velhos amigos que há muito não vejo por causa da distância geográfica ou do adeus obrigatório, restam poucos, porque poucos amigos fiz.

Conto nos dedos os que foram e os que ficaram.

E, apesar de poucos, nominá-los não o faço porque com certeza hei de ferir vaidades.

Os vaidosos não são amigos, se julgam. E embora sumam do convívio quando não têm mais o que sugar do amigo mais próximo, gostam de ser chamados amigos.

Tive experiências incríveis com amigos e “amigos”.

Houve um tempo, lá longe, que minha casa no Cristo Redentor vivia cheia.

A turma invadia nas manhãs de sábado para comer churrasco e beber cerveja.

Quando veio a pindaíba – e essa sempre vem, inexorável, fatídica, repetida mas doedora do mesmo jeito -, ficamos somente eu, a patroa e as crianças. Até a empregada foi embora.

O tempo passou, a pindaíba deu uma trégua, apareceu um prefeito amigo que me fez secretário dele. E os amigos voltaram. Até aniversário com direito a bolo, fotos em coluna social e uísque foi comemorado.

Comemorado e esquecido meses depois de terminado o mandato.

Lembro que, mais recentemente, havia um ilustre conterrâneo que nem bem botava os pés na Capital ligava dos limites fronteiriços do município avisando de sua chegada. E a visita era pontualíssima. Chegava trazendo brindes. E novamente aconteceu o sumiço tão logo o cargo não mais fez parte da indumentária.

Mas os amigos que sobraram da lista de Montenegro, esses sim, continuam ali, firmes e fortes, as vezes brigando a boa briga, as vezes puxando as orelhas de quem merece a repreensão, mas sempre solidários à pessoa, ao amigo, ao irmão.

Desses não me aparto.

 

FRENTE PARLAMENTAR MISTA

De Sanny Japiassu recebo a informação sobre a instalação da Frente Parlamentar Mista em favor da Advocacia Pública Nacional, fruto de uma gigante articulação junto aos deputados e senadores de todo o Brasil.

Aqui na Paraíba a ex-presidente da Aspas se desdobrou para conseguir o apoio dos parlamentares. Reuniu os três senadores e a maioria dos deputados para integrarem essa luta. Disse maioria porque ela não conseguiu, ainda, contactar com  todos os 12 integrantes da bancada paraibana.

Mas ainda dá tempo.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Zé Bedeu 30 de abril de 2023 at 06:36

    Tião, eu sou seu fã! Todos os dias a minha primeira ação é abrir seu blog.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.