Destaques

Domingueiras do Tião

16 de julho de 2023

O OLHAR DE JOSÉ AMÉRICO

O ministro José Américo de Almeida era baixinho e míope. Usava óculos fundo de garrafa, enxergava pouco e falava trincando os dentes. Mas se impunha só pelo olhar. Gonzaga Rodrigues conta numa de suas crônicas que, recolhido ao seu retiro em Tambaú, já velho e aposentado, o ministro foi convidado para uma solenidade no Palácio da Redenção, e, quando entrava na bela construção que tão bem conhecia já que fora governador, o guarda, que não sabia de quem se tratava, tentou barrar seu acesso. O ministro o olhou com aquele olhar de autoridade. Não disse uma palavra, bastou o olhar e o guarda, intimidado, pediu desculpas e tirou o braço do meio.

José Américo, a quem tive acesso só uma vez durante uma visita do então presidente da Assembleia Legislativa, Evaldo Gonçalves, ao seu reduto oceânico, era simples. O monstro sagrado gostava de deitar numa rede. Foi lá que ele nos recebeu. E ao saber de onde eu vinha, falou-me do coronel José Pereira Lima com uma simpatia que eu não imaginava existir.

Sem ver direito e sem poder escrever, ditava seus livros para Lourdinha Luna datilografar. Dizia: “Bote aí”!, e dali saiam as frases e parágrafos que se transformaram em obras imortais como Reflexões de uma cabra, 1922; A Paraíba e seus problemas, 1923;A bagaceira, 1928;O boqueirão, 1935;Coiteiros, 1935;Ocasos de sangue, 1954;Discursos de seu tempo, 1964;A palavra e o tempo, 1965;O ano do nego, 1968;Eu e eles, 1970;Quarto minguante, 1975;Antes que me esqueça, 1976 e Sem me rir, sem chorar, 1984.

Mas eu falava de como ele impunha sua autoridade só com o gesto de olhar. E concluo que isso faltou ao ministro Alexandre Morais no Aeroporto de Roma. Ele não se impôs e terminou agredido.

 

MEU NOVO LIVRO

Chama-se “Perdição” o meu novo livro, que deve chegar às minhas mãos até quinta-feira. Editado pela Bagaço do Recife, o livro reúne pequenas histórias, umas tristes, outras engraçadas, vividas numa cidade fictícia ( mas não tão fictícia assim) chamada Perdição, localizada num vale cercado de serras altas e verdes. O prefácio é do crítico literário Hildeberto Barbosa e as “urêias” do escritor e conterrâneo Aldo Lopes de Araújo.

 

SOUSA LINDA

Por muitos anos trabalhei na cidade de Sousa, nela fiz amizades eternas e de lá trouxe saudades que não morrem. Esta semana os sousenses comemoraram mais um aniversário de emancipação política e eu aproveito para saudar os filhos da terra que considero apaixonados pelo torrão natal: Zé Alan Abrantes, Raimundo de Doca, João Marcelino, Gabriel do Troodon, Inaldo Leitão,Chico Pinto, Johnson Abrantes, Ademar Nonato e Maria Lucena Lopes.

Você pode gostar também

5 Comentários

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 16 de julho de 2023 at 08:53

    TIÃO TELEFONA PARA O (083) 9 9115 7717 – É PÉ DURO SEM ZAP – PARA FAZER UMA COMBINÂNCIA SOBRE O LIVRO E COMO PAGAR.

  • Reply Pinot 16 de julho de 2023 at 11:38

    O lançamento do livro PERDIÇÃO, VAI SER QUANDO?

    • Reply Sebastião 16 de julho de 2023 at 13:59

      Avisarei

  • Reply José 16 de julho de 2023 at 12:52

    Tião, o problema é que agora as pessoas estão atrevidas e sem respeito às autoridades. Por isso, que esses comportamentos precisam ser punidos exemplarmente para que a coisa não piore. Se estão fazendo isso com um ministro do STF, imagine como irão tratar um reles juiz de primeira instância! Esse povo pensa que só porque tem um pouquinho de dinheiro a mais no bolso pode fazer um ministro do STF de capacho.

  • Reply Zé bedeu 16 de julho de 2023 at 14:54

    Tião, ele estava com filho e a esposa. Acredito que ficou sem reação.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.