Destaques

Domingueiras do Tião

20 de agosto de 2023

ANTÔNIO VITAL DO REGO

Veneziano me manda o recado de Bosco Carneiro dirigido a ele, com cópia da resolução criada pela Assembleia em memória do seu pai e meu amigo Vital do Rego. Trata-se da medalha mérito Penal “Antônio Vital do Rego” aprovada pelo Legislativo Estadual a ser concedida a pessoas físicas ou jurídicas, paraibanas ou não, que tenham prestado relevantes serviços na Polícia Penal ao Estado da Paraíba.”

Falar que Vital do Rego merece a homenagem, não é preciso. Convivi com ele, bem de pertinho, quando de sua passagem pela então Secretaria da Cidadania e Justiça. Eu era o seu Procurador Jurídico.

E nem era pra ter sido. Fui para a Secretaria pelas mãos de Adalberto Targino no Governo de Maranhão e quando Vital assumiu o cargo, sob o comando geral de Cássio Cunha Lima, recebeu das mãos do governador uma lista de dispensáveis na qual aparecia meu nome como o primeiro.

Faço pausa, como diz 1berto de Almeida, para informar a quem interessar possa que Vital tinha, então, tudo para não gostar de mim. Tive o topete de desafiá-lo quando era presidente da OAB, lhe fiz raivas e, portanto, deveria ser alvo da sua vingança naquele momento. Mas o homem, em vez de se vingar, disse ao governador que não aceitava a minha exoneração. Nem a minha nem a de ninguém. E ficamos todos.

Na Secretaria pude ver: Vital era extremamente honesto e humano. Tratava a coisa pública com zelo e não admitia qualquer tipo de tratamento violento aos presos sob seu comando. Certa vez eu o vi entrar no meio de um tumulto de presos no PB 1. Mais de 100 presos rebelados e Vital no meio deles, aquela figura magrinha e pequena se agigantando e impondo respeito perante homens ditos de alta periculosidade. E o motim se acabou ali graças a sua voz firme, decidida, justa e acreditada.

Passamos um bom tempo dividindo o mesmo espaço. E desse tempo restou uma amizade sincera, que permaneceu até sua partida e ainda hoje permanece indelével dentro do meu coração.

A homenagem é merecida, mas eu digo sem medo de errar: Antônio Vital do Rego merece muito mais.

 

NIVER DE PRISCILA

Priscila fez oito anos e comemorou ao lado de seus pais, irmãos, tios, primos e avós. Essa menina linda é minha neta, minha e de Dona Cacilda, filha da minha Niâni e de Amilka Pinto e irmã de Samuel e de Emília. Avô coruja, me derreto todo quando ela chega com seu jeito dengoso e cochicha no meu ouvido: “Vovô, no meu aniversário quero ganhar presente”. E eu sou bem besta de negar!

 

NIVER DE PEDRO

Pedro é o outro neto, filho do meu filho Felipe e de Andreia e irmão de Mariana. No meio da semana ele também completou cinco anos. Rapaz bonito, a cara do avô, foi beijado e abraçado pela família e pelos amiguinhos.

 

NIVER DE ÉLIDA

A semana foi toda de festa. Festa para Élida, filha do meu irmão Edmilson e de sua Nélia. Sobrinha que amo e quero bem.

 

NIVER DE OTACÍLIO

Otacílio Trajano chegou aos 75, “com cara de 74” como bem disse Durvalzinho Lira, cercado de homenagens, de churrascos e de muita cachaça. A festa foi na sua bela vivenda de Carapibus, de onde se avista o mar e onde tem um cajueiro que dá caju o ano inteiro.

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply CICERO DE LIMA E SOUZA 20 de agosto de 2023 at 05:51

    Na verdade, é a PARAIBA que deve muito ao tribuno VITAL DO REGO e, sem desmerecer a atual administração, a ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL DA PARAIBA, só foi bem representada, quando o saudoso mestre esteve à sua frente.

  • Reply José 20 de agosto de 2023 at 19:09

    Esse, Tião! Depois dos belos netos e da belíssima sobrinha, compensou os fieis leitores com a “beleza” litorânea de Otacílio Trajano.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.