Destaques

Domingueiras do Tião

10 de março de 2024

DOMINGO NA PRAIA

O domingo começava cedo, pela feira em Oitizeiro. O ônibus lotado despejava os passageiros próximo a igrejinha, dali saíamos primeiro para a feira dos passarinhos , depois para a de frutas e verduras, por derradeiro as carnes.

Meu cumpade Neto fazia parada numa barraca perto dos açougues e, com sua carne já comprada, perdia a noção do tempo tomando engenho do meio com tira gosto de coração assado na brasa.

Eu vinha embora. Descia na pracinha do Funcionários II carregando duas enormes sacolas, uma em cada mão, chegava em casa, guardava a feira, reunia a família e ia para o Cabo Branco “salgar o insosso”.

Eu falei em ir à feira de ônibus e ia mesmo. O carro, um fusquinha pedindo aposentadoria, só com um farol na frente, ficara em casa com a gasolina suficiente para ir à praia e voltar.

O roteiro era sempre o mesmo, não havia ainda as facilidades de Mangabeira e adjacências. Seguíamos pela BR 230, entrávamos no Castelo Branco até a Epitácio Pessoa, quando chegava no Busto de Tamandaré dobrávamos à direita em direção ao Cabo Branco, até parar na Toca do Bobó.

Bobó era um funcionário da UFPB que, nos finais de semana, abria sua barraca para um milhão de amigos. Nela, na barraca, servia-se de um tudo, desde o famoso bobó de camarão à fava, passando pelo peixe frito, peixe no coco, carne de caranguejo, o próprio caranguejo e, pasmem, rabada.

A mulher armava as duas cadeiras de ferro com capas de plástico, os meninos faziam pequenos açudes à beira mar, eu organizava as coisas, passava bronzeador primeiro nas crianças, depois na patroa e, em seguida, ia para o Bobó ouvir as explanações de Bráuner Amorim sobre a política e a economia, enquanto a meiota  de Maribondo descia macia de goela abaixo, ajudada pelo copo de caldo de feijão apimentado.

Quando o relógio da igreja anunciava a hora de partir, juntávamos as tralhas, pegávamos as crianças e retornávamos ao Funcionários II. Antes de entrar em casa, a mangueira era ligada no pequeno jardim para a retirada das sobras de areia e, já dentro, todos corriam ao banheiro para tirar o sal. E o gran finale era o almoço de feijão verde, farofa de cuscuz e galinha guisada, que a gente devorava e ainda chupava os ossos.

O sono chegava e só era interrompido no meio da tarde para que a tv nos mostrasse o Show de Calouros de Sílvio Santos, onde a atração maior era o corpo de jurados de Sílvio, com o estabanado Pedro de Lara à frente e na retaguarda Araci de Almeida, Elke Maravilha, Dércio Piscinini e o sisudo Zé Fernandes.

 

BODAS DE OURO

Pedro Macedo Marinho e Ana Maria comemoraram neste sábado as suas bodas de ouro. Cinquenta anos de casamento é muita coisa nesse mundo conturbado onde o casa e separa virou moda. Ele mesmo conta como foram esses 50 anos de muito amor, carinho e cumplicidade:

Caro Tião, ao completar Bodas de Ouro, divido com você e demais amigos a minha imensa alegria em razão de tal evento.

 

Temos como você e sua esposa Cacilda, uma união longeva e portanto repleta de muitas histórias.

 

Tião, ainda muito jovem, eu com 17 anos e Ana Maria com 14, iniciamos um namoro que perdura até os dias atuais, ou seja, são na verdade, 56 anos de relacionamento e 50 anos de casamento, realizado na antiga Igreja de Lourdes nas Trincheiras.

 

De jovens a idosos, estivemos sempre lado a lado, atravessando a vida em caminhos as vezes tortuosos e difíceis, mas perseveramos e assim passamos de meio século de união, com a formação de família com filhos, netos e mais recente uma bisneta.

 

Nesta caminhada, principalmente em razão das citadas dificuldades, comprovamos que onde o amor e a amizade são diariamente alimentados, onde  a paciência e a harmonia e o respeito são cultivados, haverá sempre muita união e assim permanecerá inquebrantável e forte para resistir tudo.

 

Que mais anos de carinho, amizade e cumplicidade aconteçam e nós continuemos a caminhar juntos pela vida afora, com as bênçãos de Deus.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Jose do Egito Morais 10 de março de 2024 at 09:04

    Parabéns, amigo Pedro pela passagem desta caminhada, que DEUS lhes abençoe juntamente com os seus familiares….

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.