Destaques

DOMINGUEIRAS DO TIÃO

12 de abril de 2020

GONZAGA RODRIGUES QUER FICAR EM SILÊNCIO

Ofereci o espaço do Blog para ele divulgar suas crônicas. Sugeri que criasse o Blog do Gonzaga, mas Gonzaga Rodrigues parece que sentiu a pancada e está desestimulado.

Leia a resposta que me deu:

– Cansei, já não sei quem me leria. Na verdade meu mundo acabou antes de mim. Me dê um tempo, apesar do corona.”

 

MARCOS PIRES E AUGUSTO PRETO

Marcos Pires fala de velhacos hoje na crônica dele. Daqueles velhacos que compram tudo e não pagam nada. Aí lembrei de ilustre conterrâneo lá de Princesa que tudo comprava e nada pagava. Até que chegou na tarimba de carne de porco de Augusto Preto e ficou vendo o preto marchante salgando a carne de final de feira.

-Eita, Seu Augusto, que carne mais bonita! E que toicinho! Eu acho que vou levar três quilos pra pagar sábado que vem”.

Augusto Preto, sem levantar a vista e continuando no seu penoso ofício, resmungou de lá:

-Oxi, já tô salgando pra não perder…

 

NIVER DE GRAÇA MACHADO

Paulo Josafá, o delegado poeta e inimitável contador de causos, parou as tarefas diárias esta semana para comemorar o aniversário da esposa Graça, a quem devota amor pra mais de metro. Fez o registro nas redes sociais e mais tarde, ao lado dos filhos Paulo Júnior e Elayne, cantou parabéns pra você com direito a velinhas acesas e muito bolo.

 

O BANHO DE MARCOS MARINHO

O poeta tem o dom de transformar qualquer quadro em poesia. E Marcos Maivado Marinho é poeta pra quem não sabe. Tanto é que, ao captar essa imagem do cachaceiro tomando banho nas águas do Açude Velho, em Campina, declamou, de peito estufado:

“ Banho no Açude Velho, com dois burrin de cana, três ‘limão, um mamão, uma manga rosa e um saco de alface…

: …sem preocupação com boletos, sem medo de Coronavírus… Em paz consigo mesmo!”

 

O VELHO DEMONTIEUX

Minha filha Niâni, pastora da Igreja Anglicana, desenvolvia o seu trabalho assistencial, ontem, no Funcionários II, quando encontrou  esse cidadão, que ali mora e tem seu comércio. Fazia tempo que não o via. Ele não a reconheceu e é compreensível. Quando trabalharam juntos na Secretaria da Cidadania e Justiça, Niâni ainda era estudante e solteira. Hoje ela tem uma filha com 18 anos.

Mas bastou tirar a máscara protetora e pronunciar meu nome para o velho Demontieux reconhece-la e desmanchar-se em lágrimas.

Lágrimas de saudades de um tempo bom .

 

E ASSIM SE PASSARAM 40 ANOS

Parece que foi ontem que vi Afrânio e Conceição namorando, mas já se passaram 40 anos.Esta semana eles comemoraram a data e quem fez o belo registro foi Viviani, filha deles e nossa (minha e de dona Cacilda) afilhada.:

“Ela é um poço de estresse, ele vive numa paz onde problema nenhum lhe tira a paciência. Ela é geração saúde, ele mete o pé na jaca. Ela gosta do mato, ele é de praia e quer ser o vovô surfista. Ela é super pontual, ele entra em casa 10 vezes antes de sair. Ela adora dar presentes para todos, ele é econômico. Ela é organizada, ele bagunça tudo. Ela gosta das novidades, ele só compra cacareco. Ela ama artesanato, ele é fisçurado em Troller. Ela quer furar os pneus do carro, ele não curte encher a mala de tintas, panos e toalhas. Ela só faz feijão e arroz, ele é o mestre Cuca. Ela  é metódica demais, ele não está nem ai. Ela dizia que queria matá-lo porque as amigas da juventude armavam o namoro, ele dizia aos amigos que ia casar com a magrinha… Já dizia o poeta que os opostos se atraem e … Há 40 anos a maga disse sim ao gordinho, ela se tornou senhora Gomes, constituíram uma família, discordam bastante um do outro e foram/são/serão felizes para sempre. #BodasdeCoral #gordinhoemaguinha #família #amomuito”.

Você pode gostar também

8 Comentários

  • Reply Carlos Antonio Araújo Pessoa 12 de abril de 2020 at 07:33

    Tu já viu um time sem craques?
    Eu também não!
    Estou vendo, agora, as consequências do desmonte do A União. Por falta de atração como Gonzaga Rodriguez, perdi interesse pelo jornal estatal. A esperança são os espaços nos blogs para contemplar os geniais escribas dispensados. Para onde eles forem, ou vou atrás.
    Vai Gonzaga, colabora aí…
    Gena

    • Reply Zeca Brown 12 de abril de 2020 at 20:38

      Faço aqui também um aparte, pois o Gonzaga bem que poderia sim colaborar algumas vezes por semana aqui no blog do Tião Lucena!
      Vamos grande Gonzaga, nos agracie com a sua bela arte!

  • Reply Delfos 12 de abril de 2020 at 09:29

    LEMBRETE:

    CONCERTO DE ANDREA BOCELLI

    LOCAL:CATEDRAL DE MILÃO

    HOJE ÀS 14:00H (horário de Brasilia)

    TRANSMISSÃO AO VIVO PELO CANAL DO TENOR NO YOUTUBE.

  • Reply Sebastião Gerbase 12 de abril de 2020 at 10:23

    “… meu mundo acabou antes de mim. Me dê um tempo…”.
    Gonzaga Rodrigues não merecia o que lhe fizeram. E por achar assim, (de tão grande que ele é) não creio que permitirá vê seu mundo se acabar antes dele, sem dar como troco a devida reação.
    Dou-lhe o tempo que precisa, sim, mas, que seja breve. E sugiro que aceite a sugestão de Tião: Recomece pelo blog do Tião Lucena, depois crie o seu próprio blog… Esse é o Gonzaga Rodrigues que conhecemos!

  • Reply Ubiratan Lemos 12 de abril de 2020 at 11:07

    “…meu mundo acabou antes de mim…” Quem profere uma sabedoria dessa tem muito a oferecer. Precisamos de leitura e ensinamentos atraentes. Muita baboseira sendo oferecida, é o jeito consumí-la, enquanto esperamos ávidos bos fontes de leitura e sabedoria.
    Fica aqui o humilde incentivo desse leitor de Fortaleza-CE.

  • Reply Manuel Rodrigues de Oliveira-neia 12 de abril de 2020 at 11:32

    Senhor Gonzaga Rodrigues: um grande guerreiro pode se abater diante da perda de uma batalha, mas jamais deixará de sonhar com a vitória na guerra. Digo mais: o mundo se acaba para quem morre e Você está VIVO. Não desanime, sacode a poeira e dê a volta por cima. Muitas Páscoas virão.

  • Reply Aldo Ribeiro 12 de abril de 2020 at 11:51

    “…Na verdade meu mundo acabou antes de mim.” Quantas perspectivas essa frase nos possibilita? Gonzaga Rodrigues é fundamental nesses tempos tão desleais.

    Aldo Ribeiro

    • Reply Zefirino 12 de abril de 2020 at 20:40

      Concordo em absoluto contigo Aldo. Quero voltar a ler os escritos do Gonzaga!

    Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.