Destaques

E o caçador virou caça: CNJ afasta juiz Marcelo Bretas, o Moro do Rio de Janeiro

28 de fevereiro de 2023

E chegou o dia em que o caçador virou caça. O juiz Marcelo Bretas, que prendia e arrebentava no Rio de Janeiro, foi afastado hoje pelo Conselho Nacional de Justiça, por infrações na condução de processos da franquia fluminense da Lava Jato.

Titular da 7º Vara Federal Criminal do Rio, Bretas era apontado nas ruas como o novo Moro. Mas terminou pior, pois enquanto Moro conseguiu um mandato de senador, ele está afastado, investigado e correndo o risco de perder o cargo.

O placar foi de 11 a 4 pelo afastamento cautelar. Os conselheiros também decidiram abrir um procedimento para apurar a conduta do juiz, que fica fora do posto na 7ª Vara durante as investigações.

O colegiado analisou três reclamações disciplinares. Todas estão em sigilo. Por isso, a sessão não foi transmitida. O relator das reclamações é o corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão.

Um dos pedidos foi feito pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, com base em reportagem da revista Veja segundo a qual Bretas negociou penas, orientou advogados e combinou estratégias com o Ministério Público. A publicação se baseou em delação do advogado criminalista Nythalmar Dias Ferreira Filho.

Segundo a OAB, Bretas violou deveres de imparcialidade, tratamento urbano com as partes, entre outros previstos no artigo 35 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional, culminando, inclusive, em desrespeito às prerrogativas dos advogados.

O segundo processo foi ajuizado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que aponta condução de um acordo de colaboração premiada baseado apenas em informações repassadas por terceiro, cujo intuito, segundo ele, era favorecer a candidatura de Wilson Witzel ao governo estadual em 2018.

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply Manoel 28 de fevereiro de 2023 at 18:29

    O Brasil não é e nunca será um país serio.
    É o país em que o poste mija no cachorro.
    Putaqparius.
    E a bandidagem toda solta para voltar a roubar novamente.
    E viva a safadeza.

    • Reply Marcos 28 de fevereiro de 2023 at 20:43

      Você acha que Peito de Pombo agindo com imparcialidade, fazendo combinações com o MP está correto?
      Responde aí Manel

  • Reply Marcos 28 de fevereiro de 2023 at 20:40

    Peito de Pombo tomou no fiofó….

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 1 de março de 2023 at 08:21

    “JUIZ” DEBILÓDE! ACHAVA QUE TODOS OS BRASILEIROS SERIAM “MANÉS” E BOVINOS GUIADOS PELA BURRICE E PELO COMODISMO REPRESENTADO PELA INDISPOSIÇÃO DE LUTAR CONTRA SUAS PRÁTICAS DELITUOSAS, E QUE TODOS OS JUÍZES SERIAM CONSPIRADORES ANTIDEMOCRÁTICOS. “PERDEU, MANÉ, NÃO AMOLA”!

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.