opinião

“Estupidez de quem não conhece a história”

26 de fevereiro de 2023

 

Fernando Milanez Neto

Não é primeira vez que aproveitadores buscam os holofotes da mídia para tentar mudar o nome da cidade de João Pessoa. Todas as tentativas anteriores fracassaram.
Só a estupidez de quem não conhece a história do Brasil pode motivar iniciativas como esta. João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, ministro do Supremo Tribunal Militar, eleito presidente da Paraíba, foi candidato a vice-presidente da República, na chapa liderada por Getúlio Vargas,
Mais de 90 anos depois, o seu assassinato é até hoje o maior fato político da Paraíba no Século XX, também considerado um dos mais importantes do Brasil.
Observem que o movimento que está surgindo agora não tem representatividade alguma. Não é da Assembleia Legislativa; da Câmara Municipal e muito menos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cuja secção regional escolheu recente e conscientemente os seus novos diretores.
Por fim, é importante dizer que morte de João Pessoa, com todo contexto político, econômico e social que existia na época, foi um dos motivos da Revolução de 1930 e consequentemente do fim do período que chamamos de República Velha.
 Á medida em que o corpo de João Pessoa peregrinava entre as principais capitais do Brasil para receber homenagens por conta do crime político, seu nome ia batizando ruas, avenidas e praças pelo país.
Nunca, em nenhum recanto deste país, alguém sugeriu mudar o nome de uma avenida ou uma praça que teve a honra de receber o nome de João Pessoa.
Aqui em nossa capital, para o desespero dos aproveitadores de plantão, isso também não vai acontecer.
Quem viver, verá

 

Você pode gostar também

3 Comentários

  • Reply Sebastião Urtiga 26 de fevereiro de 2023 at 14:27

    Eu acredito que está seja uma excelente oportunidade de enterra de vez essa incessates, só assim acabar de vez com essa maluquices de querer mudar o nome das cidade de João Pessoa, faz a consulta daí ratifica nossa capital como João Pessoa e encerra por definitivo está questão.

  • Reply Hélio Galiza Júnior 28 de fevereiro de 2023 at 17:33

    Não é legítimo questionar?
    Penso que independente das virtudes do homem e político João Pessoa, e seus feitos, há outros grandes paraibanos, de diversas outras áreas, que não a política, que não tiveram tamanha honraria.
    Cito aqui como exemplos os paraibanos Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos , José Lins do Rego, Celso Furtado, Margarida Maria Alves, entre outros e outras.
    O contraditório é que o Vereador Milanez, que qualifica como aproveitador, quem pensa diferente, é da famíla Pessoa.
    Fico na dúvida se é só uma mera coincidência.
    Entendo que o nome da cidade é algo extremamente importante, toda cidade deve ter um nome que a identique e se distingua das outras, que possa unir todas as correntes de pensamento e opinião, e ter como nome, a de um político, que trás consigo todas as contradições e a antipatia dos que não lhe apoiaram, geralmente a outra metade do Estado, não me parece uma boa escolha, tampouco inteligente.
    Sequer João Pessoa nasceu ou morou em João Pessoa, antes de ser Governador (Presidente), não há qualquer feito pessoal relacionado com o engrandecimento da capital. Morou aqui porque era a capital do Estado e sede do governo.
    Não teve qualquer identidade com a cidade, sequer sua família é originária daqui.
    Então me pergunto, a quem serviu colocar o nome de João Pessoa na capital?
    Aos seus correligionários?
    Aos seus familiares?
    Porque convenhamos, ao povo da cidade é que não foi?
    Acho legítima a discursão e tenho a esperança de que haverá a correção desse erro histórico e devolvendo o nome da capital para quem de direito.

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 1 de março de 2023 at 08:40

    APOIADO, HÉLIO! PRECISAMOS COMPREENDER QUE NÃO SOMOS DONOS DA VERDADE. O CONTRÁRIO DEMONSTRA COMO HÁ PESSOAS QUE NÃO ADMITEM QUE ALGUÉM POSSA MANIFESTAR OPINIÃO CONTRÁRIA AO QUE ACREDITAM SER “DIREITO DIVINO” E QUE SE FAZ ABSOLUTO PELA “FORÇA” DECORRENTE DA FICÇÃO MENTALMENTE REPRESENTADA PELA FAMA, BOA OU RUIM, LIGADA A NOMES E PRENOMES, COMO SE A CONSTITUIÇÃO HUMANA E DE CARÁTER FOSSEM MODIFICÁVEIS POR TAIS ELEMENTOS E QUE EM RAZÃO DELES ALGUÉM SE FIZESSE MELHOR OU MAIS DIGNO. VAIDADE PURA E INSALUBRE!

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.