Sem categoria

Gol vai suspender ainda este mês temporariamente as suas operações no aeroporto de Campina Grande 

15 de abril de 2021

 

MARCOS MAIVADO MARINHO 

O portal ‘Aeroin’, especializado em aviação, anunciou hoje que a Gol Linhas Aéreas vai suspender seus voos para Campina Grande ainda neste mês de abril, por conta da baixa demanda motivada pela pandemia do coronavírus.

A empresa espera operar 50 aeronaves a fim de melhor gerenciar sua capacidade e custos. Além disso, está reduzindo sua oferta para cerca de 200 voos diários. É pouco, mas é um número cinco vezes maior do que a malha essencial estabelecida no começo da pandemia, em abril de 2020.

Além de Campina Grande, que conta com dois voos diários da Gol, serão também suspensas temporariamente as operações nas bases de Caldas Novas, Caxias do Sul, Dourados, Jericoacoara, Londrina, Montes Claros, Sinop e Uberlândia.

Com uma frota padronizada, composta apenas por jatos do modelo Boeing 737, e uma operação focada no mercado doméstico, a GOL possui flexibilidade para ajustar sua capacidade aos cenários econômicos. Na pandemia, isso tornou-se evidente e a empresa foi capaz de antecipar algumas devoluções, enquanto renegociava seus contratos com locadores de aeronaves.

Em nota ao mercado, a empresa comentou que, nos últimos 12 meses, renegociou contratos de arrendamento para obter reduções nos valores atuais e futuros, além de converter alguns pagamentos de mensais fixos para variáveis, na modalidade power-by-the-hour, ou seja, baseado na utilização das aeronaves. Naturalmente, esse movimento trouxe cortes importantes nos custos da empresa no curto prazo e redução no endividamento em dólares.

Do início da crise, em março de 2020, até agora, a Gol terá diminuído sua frota em 17 aeronaves arrendadas, bem como reduzido em 34 aviões os recebimentos para o período de 2020-2022. No mês de março de 2021, a empresa tinha uma frota de 127 Boeings 737, sendo 8 737-MAX. Metade dessas aeronaves está operacional atualmente.

Com 63 aeronaves na malha, as operações aéreas diárias reduziram 31% sobre fevereiro de 2021 e foram equivalentes a 48% em decolagens e 52% ASKs do realizado em março de 2020.

Durante o mês de março, a Gol adequou frequências à menor demanda de seus hubs de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Salvador. Atualmente, a companhia está operando 83% das suas rotas domésticas, uma redução de 15% em relação a fevereiro desse ano. Ainda em março, a Gol foi a primeira aérea brasileira a receber da ANAC a certificação com desempenho de atrito no pavimento novo da pista do aeroporto de Congonhas. Com isso, a companhia pode operar em dias de chuva tanto as aeronaves NG quanto os MAX, com menos restrições nesse aeroporto.

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply Delfos 15 de abril de 2021 at 11:33

    PARA QUEM TOMOU OU VAI TOMAR
    A 2A DOSE DA VACINA, E ESTÁ
    PENSANDO EM VIAJAR:

    SEGUNDO A BBC, SÓ 8 PAÍSES
    ES TÃO COM RESTRIÇÕES LEVES,
    OU SEM RESTRIÇÕES, À ENTRADA
    DE BRASILEIROS.
    OS PAÍSES PARA ONDE OS BRASILEIROS
    AINDA PODEM VIAJAR SÃO:
    MÉXICO, AFEGANISTÃO, COSTA RICA,
    REPÚBLICA CENTRO AFRICANA,
    NARU, ALBÂNIA E TOGA.

    OUTROS 217 PAISES TÊM RESTRIÇÕES
    À ENTRADA DE BRASILEIROS, DEVIDO
    À FALTA DE MEDIDAS SÉRIAS NO
    COMBATE À PANDEMIA POR PARTE
    DO GOVERNO BOLSONARO.

  • Reply Chico Oliveira 16 de abril de 2021 at 08:48

    AENA E ANAC É UMA ANARQUIA PRIVATIZADA SÓ PAGA COM OS RECURSOS PÚBLICOS: A rigor, são as proprias companhias aéreas que estabelecem, sem freio, as condições primordiais aos seus interesses. Não tem regra pra ditadura comercial. Paulo Guedes já aparelhou e em seguida liquidou a INFRAERO. Mercantilização dos bens e serviços públicos. LIBEROU GERAL!!!
    E os políticos da Paraíba ficam quietinhos e bem comportados. Afinal de contas o problema não é deles. O Aeroporto João Suassuna é pra sucata.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.