Governadores do Nordeste divulgam carta cobrando explicações do presidente sobre retaliação a João e Flavio Dino

Os nove governadores do Nordeste assinaram, na noite desta sexta-feira (19), uma carta criticando o comportamento de Jair Bolsonaro (PSL) após o presidente deixar a entender que pretende retaliar os estados do Maranhão e Paraíba.

Sem saber que seu áudio estava aberto em uma transmissão ao vivo, Bolsonaro disse ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “O governador de Paraíba é pior que esse do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”, afirmou o presidente.

Na carta a qual o blog teve acesso, os governadores dos nove estados do Nordeste dizem que receberam com espanto a manifestação do presidente e que esperam respeito ao pacto federativo, onde é exigido que os governos mantenham diálogos e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas.

A nota pede esclarecimentos por parte do Presidente em relação ao conteúdo divulgado além de reiterarem a defesa da Federação e da democracia.

Mais cedo por meio de suas redes sociais Flávio Dino afirmou que independente da postura do presidente continuará mantendo postura de diálogo institucional com representantes do governo federal.

Abaixo o inteiro teor da carta:

Carta dos Governadores do Nordeste

19 de Julho de 2019

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.

RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas

RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia

CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará

FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão

JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba

PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco

WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte

4 Comentário On Governadores do Nordeste divulgam carta cobrando explicações do presidente sobre retaliação a João e Flavio Dino

  • Infelizmente o povo brasileiro teve a triste ideia de colocar o pais nas mãos de um palhaço, transloucado, irresponsável, desequilibrado e desinformado.
    Eu quero saber como é que ainda tem deputados federais e senadores do Nordeste que ainda vai ter a infeliz coragem de deposirar um voto de confiança nessa cólera, embola e tudo o que não presta. Vamos aguardar os desenrolar das coisas pra ver a desfaçatez de cada um deles que ainda teimam de ir contra o povo.

  • Se os nossos parlamentares não fossem tão venais e entendessem que foram eleitos para trabalharem pelo bem comum certamente repudiariam esse comportamento mesquinho desse presidente sem noção,mas a turma está interessada mesmo é nas cifras e o povo que se exploda.

  • O POVO PARAIBANO ESTÁ ESPERANDO UMA MANIFESTAÇÃO DA BANCADA FEDERAL
    PARAIBANA. TANTO NA CÂMARA QUANTO NO SENADO.

    TODOS ELES, INDEPENDENTE DO PARTIDO, FORAM ELEITOS PARA DEFENDER A
    PARAÍBA.

    NÃO CONCORDAM SRS. DEPUTADOS AGUINALDO RIBEIRO, EDNA HENRIQUE,
    EFRAIM FILHO, jJULIAM LEMOS, PEDRO CUNHA LIMA, RUY CARNEIRO,
    WILSON SANTIAGO, WELLINGTOM ROBERTO, DAMIÃO FELICIANO,
    FREI ANASTÁCIO, GERVÁSIO MAIA:?

    NÃO CONCORDAM SRS. SENADORES JOSE MARANHÃO, DANIELLA RIBEIRO,
    VENEZIANO VITAL?

    A PARAÍBA AGUARDA AS MANIFESTAÇÕES DE SUAS EXCELÊNCIAS EM
    APOIO AO GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO, O HOMEM QUE A PARAÍBA
    ELEGEU PARA GOVERNÁ-LA.

    A PARAÍBA ESPERA QUE SEJAM PARAIBANOS O SUFICIENTE PARA BRANDAREM
    EM SUA DEFESA! E QUE SAIBAM HONRAR TUDO O QUE REPRESENTA A PALAVRA “NEGO”
    ESCRITA NA BANDEIRA DO ESTADO.

    E ESPERAMOS PRÁ JÁ!

    DO CONTRÁRIO SUGIRO QUE COMECEM A PEDIR TRANSFERẼNCIA DO TÍTULO DE
    ELEITOR PARA O REDUTO ELEITORAL DO BOLSONARO, O RIO DE JANEIRO.

  • É uma insensatez esses parlamentares não dá nenhuma nota sobre o caso dos “paraíbas” falado pelo intransigente presidente Bolsonaro. Será que estão com medo do capitão? Aos homens vamos honrar pelo menos a calça que veste e as duas mulheres não espero muito pois são do mesmo farinha do mesmo saco. Lembrando a Lumière que faltou ele citar o nome do deputado Hugo Mota.

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será mostrado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sliding Sidebar

Sobre Tião Lucena

Sobre Tião Lucena

Tião Lucena, nascido e criado no Sertão, é jornalista desde 1975, tendo começado em A União como repórter e trabalhado em O Norte, no Correio da Paraíba, no Jornal O Momento e no jornal de Agá.

Social Profiles

teste