Sem categoria

Histórias do meu lugar (1)

12 de abril de 2018

Major Feliciano deixou a xicara de café pela metade e saiu correndo rua abaixo, chegando a tempo de ver os três homens armados, tentando invadir a casa do Capitão Erasmo. Eles saíram no embalo da primeira morte, dispostos a terminar o serviço. Queriam varrer do solo de Princesa qualquer vestígio da raça de Idelfonso, aí incluídos mulher, sogra, sogro e quem mais estivesse em casa.

Ao major coube abrir os braços e gritar que somente por cima do seu cadáver. Neco Lima não se intimidou. Armou o rifle e apontou na direção do velho, mas foi contido por Policarpo, seu comparsa de crime e filho do major, que com o revólver engatilhado ameaçou mata-lo se disparasse o rifle.

Fugiram para a serra. Ao major coube entrar na casa e consolar a família do médico assassinado, principalmente Dulce, a viúva, grávida de nove meses, prestes a parir.

O major Feliciano Florêncio foi acometido de profundo desgosto. Não esperava ver um filho assassino e fugido. Com certeza seu prestígio na vila ficaria arranhado para sempre. Logo ele, homem decente, tido e havido como severo cultor dos bons modos e defensor ardoroso da família.

A vila de Princesa estava vazia naquele começo de noite. O povo, com medo, não abria as portas. Sabia-se que algo muito grave acontecera, o tiroteio foi ouvido na redondeza.

Feliciano, em casa, também escutou a zoada, mas não imaginou que se tratasse de coisa tão séria. Por isso a palidez no rosto quando ouviu o relato do ocorrido pela boca de Tota Sitônio:

-Neco, Policarpo e mais outros mataram Dr. Idelfonso e estão indo matar a família dele.”

Na pressa para conter os criminosos, esqueceu de levar a garrucha que mantinha sempre na cintura. Chegou de peito aberto e não morreu porque Policarpo sacou o revólver e encostou-o na testa de Neco, ameaçando atirar se ele puxasse o gatilho.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply TARCISIO ROLIM GOMES 16 de maio de 2018 at 16:38

    Li o livro de Cristina Couto: “A Tragédia de Princesa”.
    É uma excelente obra, de história e literatura.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.