Sem categoria

Manchas de Óleo Gervásio e João Campos solicitam audiência pública para debater crime ambiental no litoral do Nordeste

5 de outubro de 2019


Foto: Keicy Victor

Os deputados federais, Gervásio Maia e João Campos, realizaram, neste sábado (5), uma vistoria nas praias do litoral da Paraíba e Pernambuco. Essa foi a primeira inciativa dos parlamentares depois de terem protocolado, junto à bancada do Nordeste, um pedido de audiência pública para debater na Câmara Federal o desastre ambiental que atinge o litoral nordestino. Também participaram da vistoria a deputada estadual, Estela Bezerra, a vereadora, Sandra Marrocos, o ex-secretário, Gilvanildo Pereira e a ativista ambiental, Paula Frassinete.

Gervásio criticou a omissão do Governo Federal. “A Paraíba foi o primeiro estado a ser atingido com derramamento de óleo no Nordeste. Já são 130 localidades atingidas pelo petróleo nos nove estados e não vemos nenhuma providência por parte do Governo Federal. Estamos pedindo soluções urgentes ao Governo Bolsonaro para resolver essa grave situação. Solicitamos que os ministérios do Meio Ambiente e Minas e Energia expliquem a origem do vazamento e que soluções estão sendo tomadas. O dano ao meio ambiente é gravíssimo, não podemos nos calar diante desse grave crime”, lamentou o deputado federal.

João Campos alertou para a proporção deste desastre ambiental e exigiu uma investigação por parte das esferas federais. “Nós viemos ver de perto o impacto causado por isso, e vamos atuar dentro da Câmara Federal e das Assembleias Legislativas para garantir que a justiça seja feita. Diante de um crime ambiental que atingiu todos os estados do Nordeste, as esferas federais têm por obrigação investigar e atuar no caso”, afirmou o deputado.

As manchas começaram a ser registradas em praias da Paraíba e de Pernambuco no início deste mês. João Pessoa, Recife e Olinda foram algumas das cidades atingidas. Posteriormente, o óleo se espalhou pelo litoral de Alagoas, Sergipe, Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

De acordo com o Ibama, já são quase 130 praias atingidas em todo o Nordeste, em quase 60 municípios. A Bahia era o último estado livre das manchas de óleo, mas foi afetada, segundo o projeto Tamar, que preserva as tartarugas marinhas. No extremo Norte do litoral baiano, há pelo menos três pontos de contaminação. Até agora, a Marinha não soube informar o tamanho da área atingida e de onde veio o material.


Foto: Keicy Victor
Foto: Keicy Victor
Foto: Keicy Victor

Foto: JC Online

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Delfos 6 de outubro de 2019 at 17:29

    A iniciativa dis 2 deputados, possivelmente, será “engolida” pela
    esperteza do Bolsonaro que só agora, 30 dias após o inicio da
    ocorrência do crime ambiental nas praias do Nordeste, resolveu
    mandar investigar o fato, e ainda deu prazo de 48 horas
    para o resultado das investigações.
    Só mais uma jogada de marketing político, e para faturar com
    a pose de “cuidador do meio ambiente”
    Com certeza vai ter “lives” hipócritas, e vídeos para levar
    nas próximas viagens ao exterior mostrando a sua “política
    ambiental” e o seu “amor” pelo Nordeste.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.