Política

Marcondes Gadelha faz implantação de válvula aórtica em São Pualo para corrigir problemas cardío-vasculares 

18 de julho de 2023

 

Marcos Maivado Marinho 

O ex- senador paraibano Marcondes Gadelha, que é médico por formação, se submeteu a um procedimento médico de urgência no último final de semana em São Paulo, no Hospital HCOR, feito pelos médicos: Dimitri Siqueira e Enilton Tabosa .

Gadelha recebeu implante trans catéter de válvula aórtica (Tavi, do inglês transcatheter aortic valve implantion) , que é um procedimento minimamente invasivo para a correção da válvula afetada pela estenose aórtica, doença caracterizada pela obstrução dessa estrutura cardíaca que abre e fecha, regulando a passagem do sangue do coração para o corpo.

Por meio de um cateter introduzido geralmente em uma artéria da virilha e guiado por imagem, uma válvula artificial é levada até o coração a fim de substituir a válvula defeituosa. Quando a prótese chega ao local afetado, é inflada e instalada para restabelecer o fluxo sanguíneo de forma correta.

Realizado na área de Hemodinâmica da BP por cardiologistas intervencionistas especializados, o procedimento prescinde de anestesia geral e dos grandes cortes exigidos nas cirurgias abertas. Feito com sedação leve, semelhante à aplicada em uma endoscopia, leva de uma hora ou uma hora e meia para ser realizado.

Geralmente após 48 horas o paciente recebe alta para voltar para casa, devendo apenas evitar grandes esforços físicos pelo menos nos sete dias seguintes.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Sebastiao Gerbase 18 de julho de 2023 at 20:37

    Torcendo pelo pronto restabelecimento desse importante homem publico, de relevantes serviços registrados na história política.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.