Política

Nayara Soares assume Presidência Nacional do PTB Mulher

1 de dezembro de 2021

A pedagoga e empresária brasiliense Nayara Soares, 32 anos, tome posse, às 19h de hoje, na Presidência Nacional do PTB Mulher, em solenidade conduzida pela nova presidente nacional do partido, Graciela Nienov.
O evento ocorrerá no salão do Windsor Plaza Hotel, no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília.
Nayara começou a trabalhar desde cedo, em um salão de beleza na cidade de Ceilândia, Distrito Federal, onde morava com a mãe.
Ainda adolescente, forçada pelas tribulações da vida, descobriu uma vocação irresistível para aprender e conquistar. Sua vontade de obter independência financeira já a impulsionava a aprender um ofício, a trabalhar para se manter com dignidade.
Com apenas 14 anos, Nayara começou como auxiliar de salão, e aos 15 anos, após fazer um curso de cabeleireira, foi trabalhar em um salão na Rodoviária do Plano Piloto. Com o sucesso que obteve a partir do bom atendimento que prestava aos clientes, Nayara conseguiu, aos 17 anos, montar o seu próprio salão de beleza, em frente à Feira do Produtor de Ceilândia. Com 17 anos, ela foi mãe, foi dona de salão, empregava sete funcionárias e economizava tudo que ganhava para comprar seu primeiro carro, sonho que se concretizou aos 18 anos.
E foi mais ou menos nesse período que Nayara teve sua primeira experiência na política. Por intermédio de uma cliente, foi convidada a participar de um grupo de atuação política e partidária. Essa cliente lhe disse que ela tinha forte potencial para atuar na vida política, e foi ensinando para Nayara como trabalhar junto à militância, como conquistar as pessoas, como agregar apoios políticos. Essa atuação levou Nayara, em 2010, a participar de uma campanha eleitoral vitoriosa. A partir daí, ela resolveu que precisava se qualificar ainda mais para progredir na vida, e retomou os estudos interrompidos por conta da sua necessidade de trabalhar e sustentar sua filha, formando-se em Pedagogia.
Em 2012, ingressou na Faculdade de Psicologia e, no mesmo ano, foi nomeada na Secretaria de Condomínios do GDF, como assessora, onde trabalhou até 2015, e teve que enfrentar diversos tipos de preconceitos, sendo chamada de “cabeleireira” que não sabia sequer ligar um computador. Mas, como sempre em sua vida, se esforçou, procurou aprender o que era preciso para exercer um bom papel, e atuou com metas que a incentivavam sempre a crescer e conquistar novas oportunidades.
Com sua obstinação, conseguiu, inclusive, garantir o pagamento do salário dos servidores, que estava ameaçado por conta da falta de estrutura na Secretaria. Foi homenageada pelos servidores, pelo esforço que teve em conseguir garantir o pagamento de todos.
Com tudo o que fez, ganhou reconhecimento dentro da Secretaria do GDF. Chegou a ser nomeada para coordenar a parte de almoxarifado e outras áreas. Aquela moça que chegou desacreditada na Secretaria, que sofreu humilhações de pessoas que diziam que ela só sabia pegar em uma escova e um secador, saiu de lá reconhecida como uma profissional capaz de gerir um órgão, de discutir com qualquer um a Lei do Serviço Público, com capacidade de gerir a parte de pagamentos e administração de um órgão complexo como uma Secretaria de Governo.
Com a mudança de governo no DF, saiu da Secretaria onde atuava e foi convidada a trabalhar na Secretaria de Justiça, em 2016, e foi atuar na área de atendimento às mulheres vítimas de violência. Teve excelente desempenho, ajudando mulheres em Ceilândia, e atuava fazendo atendimento psicológico e buscando capacitá-las a aprender um ofício, uma forma de ter uma renda e sair do ciclo de violência que é alimentado pelo fato de as mulheres não terem independência financeira.
Em 2017, ao sair da Secretaria, iniciou um trabalho no PTB do Distrito Federal, com o então presidente Jafé Torres. Passou a trabalhar junto com a base do partido, para eleger os candidatos petebistas e também o governador. Tomou posse no PTB Mulher em 2018, trabalhou as candidaturas femininas e construiu uma nominata forte do partido em 2018. Em 2020, foi nomeada como diretora da Unidade da Mulher Empreendedora do Distrito Federal, e lá pôde realizar trabalhos para ajudar as mulheres a conquistarem um maior espaço como empreendedoras. Nayara costuma dizer que o empreendedorismo é a chave para resolver 90% dos problemas de emprego e renda no Distrito Federal.
Diante do sucesso que foi sua gestão como presidente do PTB Mulher do DF, tornou-se vice-presidente do PTB Mulher Nacional, em 3 de março de 2021. No PTB Mulher, desenvolveu o projeto Mulheres Empreendedoras, em todo o país, e se tornou uma das principais assessoras da então presidente do PTB Mulher e vice-presidente nacional, Graciela Nienov. Agora, com a eleição de Graciela como presidente do partido, Nayara Soares sobe mais um degrau em sua trajetória profissional, assumindo, com louvor, o posto de Presidente Nacional do PTB Mulher.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Paulo 1 de dezembro de 2021 at 12:07

    Deveria colocar #publi nessas matérias de publicidade

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.