opinião

O BRASIL (DEMOCRATA) VOLTOU!

20 de setembro de 2023

 

Ulisses Barbosa 

A frase do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua oitava participação na abertura da Assembleia Geral da ONU, traz muitos simbolismos e expressa um fato, uma realidade; o Brasil de 2018 até 2022 era um pária internacional, um “zero à esquerda”, pra usar a terminologia do psicopata miliciano fascista genocida e ladrão que enumerava os próprios os filhos, fiéis seguidores na carreira do crime.

Lula fez um discurso correto, atualizado. Alguns temas já haviam sido apontados por ele há vinte anos, em seu primeiro discurso mundial. Primeiro e inquestionável ponto, foi o discurso de um estadista, não cabendo a menor comparação com a estupidez verbal de seu antecessor. Segundo ponto, tocou em feridas abertas no mundo e chamou o “feito a ordem” sobre o papel da ONU e do Conselho de Segurança da ONU.

Mas foi além, seu discurso evidenciou o que o “mundo neoliberal” tenta a todo custo negar e se esquivar das responsabilidades, as desigualdades se aprofundaram nos últimos 20 anos. Lula avisou em 2003. O mundo fez “ouvidos de mercador” e o famigerado neo liberalismo “passou a boiada”. Resultado concreto? 735 milhões de pessoas em situação de FOME. No Brasil tínhamos 33 milhões nesta situação em 2022. Só agora os números do Brasil começam a cair. Mas e o mundo? As sete interrupções durante o discurso por aplausos efusivos se converterão em ações afirmativas e resolutivas sobre o tema desigualdades? Veremos.

Outra ponto que me chamou a atenção, e por isso aguardei um dia para escrever sobre o assunto, foi a repercussão na mídia corporativa declaratória brasileira. Não surpreendeu, a mídia familista hegemônica esqueceu tudo o “fez no verão passado”, quando tudo tocado pelo “dedo podre do neofascismo” se transformava em retrocessos, perdas e destruição. TUDO! Dos indicadores econômicos aos sociais, passando por meio ambiente, relações internacionais e governança. E o que fizeram em relação a isto? Passaram deslavadamente “pano” pra tudo! Com um só objetivo, proteger o modelo neo liberal do “Chicago boy” Paulo Guedes, outro ladrão que deveria ir pra cadeia.

Mesmo com a “trava no olho”, acharam formas de manter acessa a chama do anti lulismo e anti esquerda. Os jornalões (Globo, Folha e Estadão) verificaram com “lupa” o discurso procurando erros numéricos, estatísticos ou históricos, nada acharam. Mas não se deram por vencidos, foram na lógica do discurso “requentado” já que trazia elementos e denúncias do primeiro discurso. Ou seja, o neoliberalismo predatório não tem culpa de nada, a culpa é do Lula de culpar o neoliberalismo. Entenderam?

A mídia declaratória, brasileira e paraibana, não vai mudar. É projeto, mesmo que derrotado nas urnas por cinco vezes nos últimos 20 anos. Mesmo que todos os indicadores econômicos dos governos Lula não encontrem nenhum parâmetro comparativo com governos anteriores, todos os que governaram desde a redemocratização! Com ênfase ao neo liberal de “carteirinha” FHC, de triste memória.

Entendo os que não gostam de Lula, até os que não acreditam nele. Mas não se pode negar o fato de que Luiz Inácio Lula da Silva é uma liderança mundial. Um gestor com resultados expressivos e seguramente o homem mais investigado do mundo, até o “xerifão”, os EUA, tentou achar os crimes de Lula, não achou. Nem eles (EUA), nem a lavajato, nem ninguém em 40 anos de investigações contra Lula. Quantos políticos do atual congresso passariam por esse crivo hoje? Acho que dá pra contar nos dedos das mãos de, no máximo, cinco pessoas.

Não se trata de uma defesa de Lula, em que votei sempre, se trata de fatos e verdade. Sou crítico a vários pontos, falas e projetos, mas não posso ignorar o macro em razão do micro (como fazem alguns coleguinhas). Não posso ignorar a luta que todos nós, trabalhadoras e trabalhadores, travamos contra a ditadura, o neoliberalismo e, por último, o neo fascismo. Lula foi necessário e gigante em todas elas. Seus erros, a história julgará, mas seus feitos, todos nós, de todos as classes, somos beneficiários reais. Os pobres foram incluídos no orçamento e o Brasil, de fato e direito, voltou a ter soberania e voz altiva. Nós, todos nós, brasileiros e brasileiras democratas, voltamos! E o “mundo imperialista” e os detratores da extrema direita fundamentalista, “vão ter que nos engolir”.

PRIMAVERA DO GOLPE.

mulheres cobriram lula de flores
o brasil cobriu o lula de flores

flores espalhadas pelas mãos
flores que caíram pelo chão

flores caminhando pelas ruas
flores de todas as vergonhas nuas

flores cantando o hino nacional
flores cantando em tom desigual

flores sem perfume
em um país apodrecido

flores de um jardim esquecido
chamado democracia!

LINALDO GUEDES

A poesia do amigo poeta Linaldo Guedes faz parte da coletânea “LULA LIVRE ☆ LULA LIVRO” publicada em julho de 2018. 90 poetas, prosadores e cartunistas participaram deste livro denúncia. Nesta época, ao mesmo tempo, 194 juristas lançaram um livro denunciando o lavajatismo e o lawfare, que também atingiu a Paraíba, destruindo reputações e biografias de agentes políticos do campo progressistas popular.

Créditos: imagem de Lula – @noseconexoes- @jafinhosmendes

Você pode gostar também

5 Comentários

  • Reply PaulinhoA 20 de setembro de 2023 at 14:17

    O Ditador Maduro agradece de coração ! 👏👏👏👏👏

  • Reply Airton Calado- Campina Grande 20 de setembro de 2023 at 17:38

    O ladrão Bolsonaro rumo a prisão

  • Reply Isaac 20 de setembro de 2023 at 17:47

    Já vi muitos puxa sacos na vida, mas, igual esse cara que escreveu isto, bateu todos os recordes!!!!
    Putaqparius!!!!!
    Um cara afirmar que esse tal de Inácio Luis é um democrata, não passa de um cego que não quer enxergar.
    Que o diga seus queridos amigos tiranetes Madura, Ortega, Putin e mais meia duzia de outros ditadorezinhos espalhados por ai…

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 21 de setembro de 2023 at 07:30

    O BRASIL – NA ÉPOCA DO LADRÃO DE JÓIAS, ANALFABETO, PIPOQUEIRO, MILICIANO, INCOMPETENTE, ANTIVACINA, MOLEQUE DE PROPAGANDA DE CLOROQUINA, VAGABUNDO DAS MOTOS ETC, ETC – ENCONTRAVA-SE EM ESTADO ADIANTADO DE DECOMPOSIÇÃO, AGORA, EM APRESSADA SITUAÇÃO DE RECOMPOSIÇÃO. VIVA PUTIM, MADURO, VIVA JOÃO PEDRO TEIXEIRA, VIVA MARGARIDA E LULA… MORRA A BURRICE, A EGOLATRIA, A IMBECILIDADE , A FALTA DE INTELIGÊNCIA E TUDO MAIS QUE QUE TAIS MAZELAS REPRESENTAM.

  • Reply Nilton Lins 21 de setembro de 2023 at 16:10

    PERGUNTA A ESSE CIDADÃO EM QUE MUNDO ELE VIVE? O BIDEN NEM CONVIDOU O EX-PRESIDIARIO PARA O JANTAR COM 30 LÍDERES MUNDIAIS

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.