opinião

O PAI DE GIL E O PAI DE FLÁVIO

10 de abril de 2022

 

RAMALHO LEITE

A cidade de Borborema era distrito quando lá nasci. É berço de general e de vários oficiais da nossa briosa Polícia. Já foi centro comercial de médio porte, quando o trem, por mais de dez anos, fez ali sua parada final. Seu casario antigo retrata a história do apogeu da civilização do café. A cana de açúcar teve seu ciclo e, hoje, nos engenhos de fogo morto, onde era cana só se vê banana. Uma hidroelétrica pioneira no nordeste, iluminou sete cidades, até que a rede de Paulo Afonso tomasse seu espaço. Ali existiu um hospital dedicado a combater as endemias rurais. A Campanha contra a Bouba, era chefiada pelo médico Arnaldo Tavares, pai do imortal pintor Flavio Tavares. Arnaldo, nos idos dos anos 50 teve a visita e a parceria de outro epidemiologista, o baiano Jose Gil Moreira, que viria a ser pai do famoso cantor e compositor Gilberto Gil. Esse é o nosso assunto de hoje.
A bouba, uma doença de pele não venérea mas de sintomas parecidos com a sífilis, é hoje uma enfermidade praticamente desconhecida. Sua erradicação ocorreu a partir de 1956 quando o governo JK criou o Departamento Nacional de Endemias Rurais e o Programa de Erradicação da Bouba. A partir da penicilina injetável e outros remédios, ficou mais fácil o combate a esta e outras endemias como a malária, varíola, febre amarela. A bouba foi a primeira doença a receber um olhar global, com o patrocínio da OMS, uma vez que a enfermidade era encontrada também na América Central, no Caribe e alguns países da África.
O trabalho desenvolvido por Arnaldo Tavares no Hospital João da Mata, obteve ampla repercussão no âmbito da campanha contra a bouba. Era natural que, outros especialistas, dedicados a enfrentar o mesmo mal, procurassem obter luzes com a experiência que se desenvolvia em Borborema. O médico José Gil Moreira era o chefe do serviço de endemias, em Vitoria da Conquista, Ba, e esteve por um período em Borborema conhecendo as formas de tratamento e os êxitos obtidos por Tavares.
Arnaldo Tavares, deixando o interior, ajudou a fundar a faculdade de Medicina da Paraíba e tornou-se renomado professor na sua especialidade. José Gil Moreira, além de consultório em Vitoria da Conquista, entrou na política e foi eleito vereador na cidade baiana. Sobre sua atuação como vereador há muitas polêmicas, uma vez que sua posição em face do movimento de março de 1964, era frontalmente contrário à posição de seu famoso filho, o compositor Gilberto Gil, este, um perseguido do regime.
O vereador Gil Moreira era correspondente assíduo do presidente Castelo Branco e contribuiu para a cassação do prefeito de Vitoria, cujos destinos foi entregue ao vereador presidente da Câmara, tendo Gil assumido a presidência, na condição de vice.  Gil viveu até os anos 90, falecendo aos 78 anos. Vinte anos depois, seu filho esteve em Vitoria da Conquista e promoveu o translado dos seus restos mortais para Salvador.

 

 

 

 

 

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.