opinião

O Sacerdócio da Medicina (Por Dr. Alfredo Fagundes)

18 de outubro de 2019

O exercício da medicina teve seu início desde a criação do mundo; portanto, nasceu na Sabedoria do Infinito, conforme está escrito no livro do Eclesiástico: “Toda medicina provém de Deus”, ela nasceu em forma de amor, do apelo do Mestre em defesa da humanidade; por conseguinte, a filosofia da medicina está indubitavelmente ligada à plenitude do amor e à dimensão divina.

Medicina, amor e vida, estão ligados quase intrinsecamente; porque a arte de viver e de amar é capaz de transformar o Médico numa missão nobre, sublime; basta para tanto, ouvir a mensagem do Alto. Devemos, pois, dar testemunho da nossa vocação profissional.

A grande riqueza de Ser Médico é poder descobrir e enxergar sempre com os olhos d’alma e do coração, a essência da vida, fazendo de sua profissão um verdadeiro ícone, um espelho de luz, capaz de poder iluminar toda sua performance e que seja para seus pacientes um sinal, um anjo na saúde, enfim um referencial para aqueles que o procuram na dor de sua enfermidade.

O sacerdócio da medicina reveste-se de uma humildade, leveza d’alma e de uma generosidade interior, fazendo deste relacionamento médico-paciente um espaço privilegiado capaz de superar todas as adversidades que a doença lhe impõe; pois o sucesso do tratamento depende muitas vezes do acolhimento e da habilidade profissional.

Na minha modesta experiência, tive muitas vezes oportunidade de aprender, de discernir lições de vida com meus pacientes e, desta forma, tentar desvendar os seus mistérios, na busca dos sinais e sintomas, porque sua solicitude permitiu-me sempre aprimorar meus conhecimentos na arte da cura.

“A ciência do médico o eleva em honra, ele é admirado na presença dos grandes. O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina para ser honrada em suas maravilhas. Dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois sua arte te é necessária” (Eclesiástico 38 – 3,6 e 12)

Sabemos que com os avanços tecnológicos, os equipamentos de última geração, jamais poderão ser subestimados pelo calor e a experiência médica; o êxito da profissão consiste na empatia com seu cliente e nessa interação harmoniosa e inteligente, fazendo desse espaço momento único para exercer o seu sacerdócio da medicina.

Portanto, foste tu, ó Deus, o meu maior incentivo e forte presença em todos os dias da minha vida quando fui instrumento em tuas mãos na cura da cada paciente.

Obrigado, Senhor, muito obrigado, para que no final de cada jornada eu possa celebrar o renascer da vida, fruto do trabalho, equilíbrio, sabedoria e fidelidade ao juramento que fiz através da ética e zelo profissional

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply Angela 19 de outubro de 2019 at 08:25

    Seria muito bom se as palavras desse médico, com visão tão humanista, ecoassem
    na mente, e no coração , de muitos outros profissionais da área que, infelizmente,
    temos o infortúnio de encontrar pelos caminhos da vida.
    Parabéns Doutor!

  • Reply Hérika Fagundes Neves 19 de outubro de 2019 at 09:14

    Muito Orgulho deste grande homem que Deus me presenteou como Pai! Ele é minha inspiração , minha poesia, meu porto seguro!
    Parabéns pelo grande médico que és, médico que exerce na plenitude o seu sacerdócio!

    Hérika Fagundes Neves

  • Reply Tania Castelliano 19 de outubro de 2019 at 12:29

    Parabéns Dr.Alfredo você é um exemplo de poucos médicos que cumprem com o juramento feito na formatura . Sinto orgulho de ser sua paciente. Deus te abençoe sempre. ??????

  • Reply Laura 19 de outubro de 2019 at 20:09

    Parábéns tio Alfredinho! O Sr. é um grande médico de coração grandioso,, agradeço por exercer a arte de cuidar da vida, com respeito, amor e dignidade. Te amo.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.