Memórias

Paraíba, Capital João Pessoa. E não se fala mais nisso!

23 de fevereiro de 2023

Está de volta o moído em torno do nome da Capital paraibana. Desde que me entendo de gente é assim, entra ano, sai ano e sempre aparece alguém querendo tirar o nome de João Pessoa e botar em seu lugar o antigo Parahyba, ou trocar por Cabo Branco e outros quitais.

O advogado Raoni Vitta é o autor da vez. Ajuizou ação pedindo que a Justiça determine um plebiscito para a população dizer se quer continuar com João Pessoa ou mudar o nome.

Não sei se Raoni é perrepista. Os perrepistas de Zé Pereira e João Dantas sempre foram inimigos de João Pessoa, que era liberal.

Em 30 houve uma guerra entre o perrepista Zé Pereira e o liberal João Pessoa, no fim da qual o então presidente do Estado foi assassinado pelo perrepista João Dantas.

Na época, a Capital se chamava Parahyba. A população resolveu dar o nome do presidente assassinado à Capital. Até a bandeira do Estado foi trocada, virou bandeira do Flamengo com um négo no meio. Lembro de um apresentador de TV lá do sul que trocou o négo da bandeira pelo nêgo do xodó, causando o maior reboliço por aqui.

Pois a coisa voltou agora pelas mãos de Raoni.

Não sei se isso é prioridade para a população. Estamos com outros problemas mais urgentes para enfrentar. O nome da Capital nem infrói, nem contribói, muito pelo contrário, o debate agora só serve para ganhar manchete na imprensa e nada mais.

Eu, que sou parente dos perrepistas de Princesa, já fui um dos defensores dessa causa. Não sou mais. Até gosto do nome atual, fico ancho e inchado de orgulho quando escuto alguém gritar João Pessoa na telinha da TV.

Por isso sou a favor do nome que está posto. Se me for dado o direito de votar no plebiscito, votarei a favor de João Pessoa.

Esse negócio de trocar nunca foi meu forte. Nem no tempo de criança, quando esse exercício era considerado normal. Então, continuemos como estamos. Não se bole no que está quieto, tampouco se muda o que vem dando certo.

E não se fala mais nisso.

Você pode gostar também

7 Comentários

  • Reply Bertono 23 de fevereiro de 2023 at 14:15

    Nunca deveria ter mudado:
    Parahyba.
    Também nossa antiga bandeira.

  • Reply Nilton Lins 23 de fevereiro de 2023 at 14:59

    Isso tem nome … Falta do que fazer, querer prejudicar milhares de pessoas por vaidade própria? O que essa mudança acrescenta para os cidadãos pessoenses? Despesa com mudanças. Fala sério

  • Reply Antônio Carlos 23 de fevereiro de 2023 at 17:43

    Primeiro que o assassinato de João Pessoa não foi um crime político. Segundo que a mudança do nome da cidade não passou de uma personificação. É preciso sim rever.

  • Reply Valterio 23 de fevereiro de 2023 at 20:48

    Sou também a favor de mudar esse nome da nossa capital…

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 24 de fevereiro de 2023 at 07:31

    O ATUAL NOME É HORROROSO! BOM SERIA VOLTAR A SER O QUE ERA. É FUNDAMENTAL QUE SE ACABE COM ESSA MODALIDADE DE SE PRESTAR HOMENAGENS A QUEM NADA FEZ PARA MERECÊ-LAS, ALÉM DE PROVOCAR A PRÓPRIA MORTE.

  • Reply José 24 de fevereiro de 2023 at 11:14

    João Pessoa tem a vantagem de ser única. No Rio de Janeiro já tem Paraíba do Sul. Dos antigos nomes da nossa Capital, nenhum é tão forte e imponente quanto João Pessoa, o paraibano mais importante da História do Brasil. É preciso dar um basta nessa tradição de mudar o nome dessa cidade, que já se chamou Nossa Senhora das Neves, Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Frederikstadt e Parahyba do Norte. Quem estiver insatisfeito com João Pessoa, vá viver em Bayeux.

  • Reply roberto macedo santiago 15 de abril de 2023 at 17:04

    Sou a favor de trazer de volta o nome da capital da Paraíba. Nada justifica a colocação do nome João Pessoa na nossa capital. É bom relembrar a história de João Pessoa, cuja morte nenhuma relação teve com o povo paraibano, tendo sido tão-somente um crime passional, usada de má-fe pela Revolução de 30 para incendiar o país. Acho que devemos voltar a nossa história verdadeira, pois ter o passado fundado em mentiras, acarretará um presente e futuro também lastreado em mentiras. Já passou da hora de se corrigir este erro grosseiro.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.