opinião

Pequenos prazeres

6 de junho de 2021

 

Marcos Pires

Estou caminhando para os 80 anos. Já vivi muitas aventuras, conheci metade do mundo e posso afirmar com segurança que durante muito tempo ignorei muitos prazeres que agora usufruo. Um exemplo simples é o banho. Quando pequenos, eu e meus irmãos detestávamos tomar banho frio de madrugada para irmos à escola. Lembro que num determinado dia um dos meus irmãos recusou-se a tomar banho e escovar os dentes porque estava de férias. Não colou. Mas passados tantos anos, com o advento da agua quente, o banho tornou-se para mim um prazer. Principalmente se estiver usando um sabonete novo, seja Granado ou Phebo (tem que ser do marrom). Sabonete novo, mas toalha já “amaciada”. Toalha nova é péssima. Dá vontade de contratar alguém para se enxugar nas toalhas novas nos dez primeiros banhos e só então usá-la. De costume tomo três banhos por dia, mas cuido para molhar o corpo, desligar a agua, ensaboar-me e só ao final religar a agua. Adquiri essa consciência quando vi na Europa muita gente lavando as mãos dessa maneira.

Outro prazer simples que a idade me trouxe é o habito de conversar. Qualquer assunto com qualquer pessoa. Como eu e meu colega escritor Ariano temos atração por doidos, vez por outra escuto coisas delirantes. Cultivo essa arte da conversa porque descobri que os muito idosos terminam isolando-se em casa, às vezes abandonados pelos filhos e netos, e muito provavelmente morrem por falta de conversar. Os médicos darão diagnósticos incríveis, porém é sim por falta de ter com quem conversar que muito velho partiu desta para a melhor. Perdi a vergonha de cumprimentar todo mundo. Nas minhas caminhadas matinais dou bom dia a quem passa, e é um bom dia tipo General Mourão. Se não respondem eu logo emendo: “- Que pessoa mal-educada”. Mas digo isso pelas costas, né? Por várias vezes os que respondem o cumprimento tornam-se amigos nas próximas caminhadas.

Prazer também é não ir ou não fazer. Por exemplo, recebo um convite para ir a uma solenidade, daquelas bem disputadas pelos poderosos. No dia aprazado separo a roupa, tomo banho, sento um pouco na poltrona e quando dou por mim estou usando minha bermuda bem fubenta e assistindo um Netflix a bordo de uma taça de vinho enquanto as “autoridades” espremem-se para verem e serem vistas, esperando um uísque ralo num calor infernal.

Ser feliz é tão fácil.

Você pode gostar também

6 Comentários

  • Reply Gusttavo Farias 6 de junho de 2021 at 07:06

    E é porque você não falou dos passeios na sua reluzente Barra Circular vermelha, com apetrechos também reluzentes. Ser feliz é mesmo fácil!

  • Reply Paulo Fernando Menezes Almeida 6 de junho de 2021 at 07:19

    A felicidade está nas coisas simples, pequenas, o suficiente para vivermos com dignidade já é o bastante.

  • Reply Angela 6 de junho de 2021 at 07:33

    “Ser feliz é fácil ” e custa bem menos
    do que muita gente pensa.

  • Reply José Solon 6 de junho de 2021 at 07:36

    Marcos Pires, bom dia e um feliz domingo!

  • Reply Marcos Pires 6 de junho de 2021 at 12:17

    Meus amigos queridos . Ser feliz é ter amigos. E não ser esquecido pelos filhos e netos .

  • Reply paulo alencar 7 de junho de 2021 at 09:28

    Marcos é dessas pessoas que nos encanta logo na primeira palavra, cara do bem .

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.