Sem categoria

Procurador-geral do Estado participa de solenidade de 50 anos de reinstalação da Justiça Federal na Paraíba

16 de junho de 2018

O procurador-geral do Estado da Paraíba, Gilberto Carneiro da Gama, participou da solenidade em comemoração aos 50 anos de instalação da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) no Estado, representando o governador Ricardo Coutinho. O evento foi realizado, no fim da tarde dessa quinta-feira (14), no edifício-sede, em João Pessoa.

Durante a solenidade 28 autoridades e representantes de órgãos parceiros da JFPB foram homenageados, dentre eles o Governo do Estado por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PB), com a Medalha de Honra “Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello”, pela contribuição e os relevantes serviços à cultura jurídica, à sociedade, às instituições públicas ou à própria JFPB.

Gilberto Carneiro destacou que a Justiça Federal é uma instituição importante no cenário nacional para fortalecimento da democracia e tem uma relação de longas datas com o Executivo de parcerias institucionais. Ele lembrou que quando foi para instalar seção de Monteiro, houve uma parceria efetiva com o governador Ricardo Coutinho, que fez a doação da área à JFPB, e sempre tem contribuído para expansão da JFPB no Estado.

“Essa relação provém de longas datas e é importante, porque a Justiça Federal é uma instituição que tem um papel relevantíssimo para o acesso à Justiça e o fortalecimento dos direitos sociais, previdenciários. É uma parceria importante e é um evento que nos orgulha muito participar, particularmente como procurador-geral do Estado representando a Procuradoria-Geral e o Governo do Estado, é uma satisfação enorme está aqui. Fico muito honrado com esta homenagem”, declarou.

Durante a Solenidade também foram entregues Medalhas de Alta Distinção “Juiz Federal Agnelo Amorim Filho” ao desembargador federal Rogério Fialho e ao desembargador federal emérito Ridalvo Costa. Já a Medalha de Honra “Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello”, além do procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro foi outorgada a outros 25 representantes de órgãos parceiros, que contribuíram ou ainda prestam relevantes serviços.

O diretor do Foro da JFPB, juiz federal Bruno Teixeira declarou que “rememorar o percurso da Justiça Federal na Paraíba não significa apenas celebrar a construção de seus prédios, suas estatísticas e de seu impacto na sociedade; é, sobretudo, consignar a gratidão aos que, no exercício da magistratura, dedicaram seus conhecimentos à causa desse relevante serviço público; é continuar imortalizando a memória da instituição, nas pessoas dos juízes e servidores que ora continuam construindo o especial legado”.

A programação contou, também, com apresentação de vídeos institucionais e o lançamento do selo dos Correios e Telégrafos, em alusão do Jubileu de Ouro. E o lançamento de uma linha do tempo afixada no subsolo do edifício-sede, com registro do legado da Justiça Federal na Paraíba, uma exposição de objetos do memorial do órgão e o descerramento de placas alusivas à ocasião.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.