Política

Ramalho Leite é homenageado com cidadania pessoense em sessão super prestigiada na Câmara da Capital

4 de outubro de 2023


A Câmara Municipal de João Pessoa homenageou o ex-deputado Ramalho Leite, com o título de cidadão pessoense. A sessão solene, uma das mais prestigiadas dos últimos anos, começou às 9 horas. A homenagem foi proposta pelo vereador Fernando Milanez Neto, do Partido Verde.

Em seu pronunciamento, o vereador Milanez disse que o homenageado Ramalho Leite pautou sua vida inteira na decência. “De vereador a deputado federal, nunca alterou o caráter, nunca se curvou ou se dobrou ao poder, o pior mal que acomete as pessoas. Por onde passou, a marca sempre foi trabalho, lealdade, compromisso e serviço. Seu comprometimento e paixão em tornar este lugar melhor para todos é uma honra. Ele é um exemplo vivo do que significa ser cidadão. Hoje o que João Pessoa faz a Severino Ramalho Leite não é nada mais do que agradecer, retribuir. Daqui a dois dias, Ramalho estará completando 80 anos de idade. Nada melhor que a cidade à qual ele tanto se dedica oferecer esse reconhecimento”, enfatizou o parlamentar.

Também presente na ocasião, Leo Bezerra (PSB), prefeito em exercício de João Pessoa , comentou: “Trago o abraço do prefeito Cícero Lucena (PP) e digo que as portas da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estarão sempre abertas para Ramalho Leite, que sabe o que é viver na vida pública e parabenizo o vereador Milanez. A prefeitura está sempre de portas abertas a quem quer fazer o bem a essa cidade”. Bezerra ainda ressaltou: “Tanto na situação quanto na oposição, ele sempre teve uma posição firme sem desrespeitar ninguém. Fazer politica é bom, é bom criticar, mas com responsabilidade. Ramalho tem história nessa cidade, tem um legado que não pode e jamais será esquecido”.

O prefeito em exercício destacou o legado e a história de Ramalho Leite para a política e a sociedade de João Pessoa. “Eu fico muito feliz, Ramalho Leite, por tudo que você fez, o seu legado, a sua história, de honradez. Infelizmente, Ramalho, não consegui assistir aos grandes embates da Assembleia da Paraíba, como grande orador.

Em seguida, Ramalho Leite falou de sua emoção em receber a honraria: “Nesta manhã, vivo uma emoção singular. Sou e sempre serei um pessoense pelo amor que devoto a essa cidade, berço de todos os meus filhos e netos. As dificuldades serviram de alicerces. Os obstáculos não me intimidaram, foram feitos para serem vencidos. Meus filhos foram o patrimônio que primeiro construí. Dois deles foram levados cedo, invertendo a ordem natural das coisas. Vivi vitórias e derrotas. Palmilhei o sofrimento e não guardei mágoas ou ressentimento. Se na família sempre colhi bons frutos, na vida pública, além do sucesso, pude conhecer a fraqueza humana, da ingratidão à traição. Da desilusão, nascia uma nova esperança. Na convivência com os contrários, trilhei o caminho da paz. O poder só me serviu para beneficiar os que mais necessitavam”.

O homenageado agradeceu as palavras do prefeito em exercício e, em tom de brincadeira, disse que Leo Bezerra tem o “privilégio de ser batizado por uma Câmara de Vereadores”, se referindo ao tempo do gestor como parlamentar, e “crismado pelo prefeito da Capital”, em uma referência a condição atual. Severino Ramalho Leite também discorreu sobre o sentimento de agora ser um cidadão pessoense.

“Cheguei aqui no ano de 1960, para estudar no Liceu Paraibano. Desde então, sai desta cidade foi para missões temporárias. E quando sai, a cidade não saiu de mim – sou e sempre serei um pessoense, pelo amor que devoto, da especificidade, mesmo de todos os meus filhos e netos”, afirmou Severino Ramalho Leite, durante discurso no plenário da Casa Napoleão Laureano.

Severino Ramalho Leite é natural de Bananeiras (PB). Destacou-se profissionalmente em todas as suas áreas de atuação. Na política seu currículo é extenso: vereador, em Borborema (PB), período: 1965 a 1969; deputado estadual (PB), entre os períodos: 1975 a 1979 / 1979 a 1980 / 1983 a 1987 / 1987 a 1991, e deputado federal no período de 1991 a 1993.

Em suas atividades profissionais exerceu os seguintes cargos: promotor de Justiça, João Pessoa (PB), 1970-1971; secretário municipal, João Pessoa (PB), 1970-1973; procurador do Estado da Paraíba, 1972. Ramalho Leite sempre foi um dos mais perspicazes políticos paraibanos.

Severino Ramalho Leite também é escritor, político, advogado e jornalista. Obras publicadas: “Em Prosa e Verso – Mais Histórias do Folclore Político da Paraíba”, “O Poder de Bom Humor”, entre outras.(Ofuxiqueiro.com.br)

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Paulo Fernando Menezes Almeida 4 de outubro de 2023 at 19:09

    Merecedor de todas as homenagens possíveis que um homem público deve receber, empatia, inteligência, humildade, cultura, caráter, e uma facilidade de agregar e conduzir uma boa conversa ímpar. E sempre bom conversar e aprender com Ramalho. Parabéns pelo título de cidadão pessoense, e que “Deus” lhe ilumine sempre 🙏🙏🙏🙏

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.