Se eu não tivesse escrúpulos e fosse uma oposição medíocre à Ricardo Coutinho… | Blog do Tião Lucena

Se eu não tivesse escrúpulos e fosse uma oposição medíocre à Ricardo Coutinho…

Por: Aldo Ribeiro

Vamos brincar de falar sério e jogar a real sobre tudo o que vem acontecendo nos últimos meses na política de nosso estado?

Percebam como está posto o tabuleiro político nos dias atuais, e percebamos esse mesmo tabuleiro há sei lá, quinze anos atrás. Tínhamos uma polarização entre os Cunha Lima, capitaneado pelo agora aposentado político Cássio Cunha Lima, e do outro lado o PMDB, comandado pelo interminável José Maranhão. Dois grupos. Oligarquias que há anos travavam uma disputa de poder pelo poder, onde a população e o desenvolvimento do estado era o que menos importava. Qualquer pesquisa mais séria na internet, mostrará que a Paraíba, à época, disputava com Alagoas, Maranhão e Piauí, o desonroso título de “estado mais pobre do Brasil”.

Não tínhamos um Ministério Público tão atuante como hoje. Não tínhamos instrumentos de fiscalização eficientes como os de hoje. Não tínhamos uma terra do vale tudo como as redes sociais. As coisas eram mais soltas, mais fáceis de se acobertar. Percebem? As briguinhas entre os grupos existiam, mas veladamente o código de conduta era, “tu fica na tua, eu fico na minha, e todo mundo fica bem, ok?” O poder é uma droga viciante. Aprisiona.

Pois bem. Após anos e mais anos de alternância de poder entre grupos políticos muito pouco interessados em trabalhar de verdade pela população, salvo algumas exceções, aparece na vida desses cidadãos, um tal de Ricardo Coutinho. Sem pedigree político, nascido e criado em Jaguaribe e vindo do movimento estudantil. Numa trajetória jamais vista na Paraíba, em poucos anos, é catapultado de vereador à governador do estado. Foi uma espécie de atropelo. E eles não anotaram placa. Quando viram, RC já era governador.

Venceu José Maranhão em 2010, Cássio Cunha Lima em 2014 e pra fechar o firo, elege no 1º turno, com 600 mil votos de diferença, para sucedê-lo no governo do estado, um secretário seu, desconhecido e sem experiência alguma na política pura.

Conseguiu de uma tacada só, aposentar Cássio e Maranhão, e praticamente (acho eu), rebaixar o grupo dos Cartaxo pra uma espécie de 2ª divisão da política paraibana. Além disso, enfrentou e venceu novamente, uma pesada artilharia do Sistema Correio e do Sistema Paraíba de Comunicação. Afora tudo isso, ainda tem enormes chances de retornar à Prefeitura de João Pessoa. Percebem o tamanho do estrago que Ricardo conseguiu fazer? Percebem o que representaria para a oposição um João governador e um Ricardo prefeito da capital? Seria ou será o fim. Seria ou será a consolidação de um projeto exitoso, testado e aprovado, que perduraria por anos e anos.

E, diante desse cenário, sendo eu parte de uma oposição medíocre, sem ideias, sem quadros, incompetente e sem perspectiva, apelaria pro golpe baixo.

Juntaria a cambada toda, incluindo a grande imprensa e falaria:

Rapaziada, é o seguinte: se a gente não frear Ricardo Coutinho, ele vai ser eleito prefeito, e será o fim pra nós e pra todos os nossos protegidos. Precisamos aproveitar a onda de Fake News, e organizadamente orquestrar um bombardeio. A grande imprensa precisa fazer igual fizeram com Lula. Dar uma cobertura pesada sobre todos os possíveis fatos envolvendo qualquer um do grupo de Ricardo. Até o cachorro dele. Tudo de ruim que for divulgado, deverá ser ligado à figura dele. Pautas-bombas diárias.

Isso vai enfraquecê-lo diante da opinião pública, anestesiada e emburrecida pelas redes sociais. Somente assim teremos alguma chance de freá-lo. Caso contrário, será o nosso fim. Não temos nenhum quadro capaz de enfrentá-lo ano que vem. Só nos resta apelar pra covardia, e torcer que o nome dele apareça na Operação Calvário. Tentar impedir que no mínimo não seja candidato.”

Vocês já viram que as delações premiadas podem nos ajudar, né? Estão burlando as regras e o Estado Democrático de Direito, se utilizando de um instrumento medieval, pra arrancar qualquer coisa dos presos, mesmo sem provas cabais. Vale tudo. Terrorismo psicológico, prisão preventiva inapropriada, e até mandar pra uma cela comum do presídio PB01, um acusado com diploma de curso superior. Tá todo mundo aguardando sair pelo menos uma vírgula sobre RC. Quando sair, nós vamos fazer o inferno.”

Ah, tem mais. É importante que nesse período não saia nada a nosso respeito na imprensa. Aquelas gravações do prefeito com seus auxiliares em conversas pra lá de suspeitas, não pode sair nada a respeito. Não se preocupem, Sistema Correio e Sistema Paraíba, não noticiarão nada a respeito. Nilvan Ferreira e o tal do Vitor, não falarão nada sobre esse assunto, mesmo quando algum dos personagens da gravação for o entrevistado.”

No mais, é rezar pra pegarem RC, senão, estamos fodidos. Fim da linha”.

Afora o diálogo fictício acima, mas que faz todo o sentido, precisamos clarear mais algumas situações.

Quem em sã consciência, com culpa no cartório, abriria mão de um mandato de senador, tão certo como dois e dois são quatro? Mesmo sabendo que é a bola da vez, e todos os holofotes, seja saudável ou prejudicial à sua história, acompanham todos os seus passos?

Vamos ter um pouco de bom senso, minha gente, antes condenar via compartilhamento de notícias falsas. Ricardo tem uma folha de serviços prestados à esse estado. Ricardo, assim como Lula, tem sua vida devassada desde sempre. Conheço gente que fez promessa pra Ricardo estar envolvido em alguma falcatrua da Lava Jato. Vejam lá quem foi citado! Ricardo bateu de frente com gente poderosa, acostumada a tomar decisões ao seu bel prazer. Ricardo quebrou paradigmas, pôs o povo na pauta política, após décadas de ostracismo. Vocês acham que isso não vai de encontro aos interesses dos Cavalcantis e Da Silvas Juniors da vida? Ricardo foi onde ninguém ousou entrar um dia.

Eu não sei o que vem por aí, em relação à essa operação. Que se puna quem realmente deve à justiça. Mas eu tenho certeza absoluta, que movimentos obscuros do poder, se organizam e orquestram uma condenação pública e antecipada do ex-governador Ricardo Coutinho.

O objetivo é a banalização da classe política, pra colocar todos num mesmo bojo fétido. Não tenham dúvidas disso. Nunca na história desse estado e desse país, precisamos tanto defender o Estado Democrático de Direito. Sigamos…

31 Comentário On Se eu não tivesse escrúpulos e fosse uma oposição medíocre à Ricardo Coutinho…

  • Pode chover canivete que estou com Ricardo! O texto diz a realidade da oposição, usando esse truque da fake news. Vamos juntos com o trabalho, vamos seguir com projeto de Ricardo.

  • Ricardo foi o melhor Governador de todos oa tempos da Paraíba. E será sim, prefeito de João Pessoa em breve!

    • Por isso essa semana a correio abriu espaço para Pedro Cunha Lima falar, e ele que não é menino besta foi logo dando conta de dar a facada na situação.

      • Ricardo foi o melhor governador desse estado merece todas as honras e respeito do povo paraibano e principalmente do curimataú estamos com vc agora é sempre

  • Professor sebastiao

    Que texto maravilhoso e mostra realmente o que podemos esperar dessa classe mediocre da politicalha paraibana e em acordo com a imprensa marron ,Ricardo hoje e a bola da vez pra tentarem acabar com a esquerda do país e impedir o retorno dele a prefeitura da capital,mas a verdade prevalecerá e parabéns pro maior bem feitor desse estado.

  • DISSE TUDO !
    E TEVE A CORAGEM DE DAR NOME AOS BOIS.
    PARABÉNS!

  • Parabéns pelo escrito!

  • Apoiadussimo

    • Vamos que vamos com Ricardo Coutinho. Os urubus planejam o golpe na Paraíba para poderem dilapidar nosso patrimônio e acabar com nosso desenvolvimento.

  • Ricardo é o cara. Me representa.

  • Acho que todos têm um cargo no estado ! Lamentavel

  • Ricardo Coutinho na minha opinao e um homem muiro inteligete sabio e foi Deus quem o exaltou

    • Não adianta baterem em Ricardo, o lombo dele é de couro bom, aguenta lapada sem se envergar!!!
      Avante, Ricardo Coutinho!
      Não vamos soltar as mãos 🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝

  • Romildo, não seja iludido! Eu nunca tive cargo no Estado, mas não sou cego. A Paraíba evoluiu muito nos últimos oito anos.

  • Texto muito interessante. Ficou muito claro qual o projeto dos adversários de RC. A pervesidade na política não tem limites.

    • Romildo não tenho cargo no estado, sou aposentada, portanto tenho isenção para falar da administração de RC. Uma administração eficiente, vitoriosa que tirou nosso estado do atraso que vivía há décadas. Infelizmente para a oposição esse feito foi muito ruim porque a deixou sem discurso, na realidade a espera de um milagre pra voltar ao poder, no caso o milagre em que põem toda esperança é essa operação. Mas não se engane nada apagará os benefícios concretos que povo viu se realizar nesse governo .

  • Bento Jardelino da Costa junior

    Acredito no discernimento do povo paraibano, estamos vendo um bando de incompetentes e frustrados com as derrotas sucessivas e sem argumentos diante do trabalho feito em toda Paraíba pelo governo RC. Voto nele ou em quem ele indicar. O cabra tem currículo aprovado. Os outros que se lasquem prá lá.

  • Ele administrar bem é obrigação do cargo, mas será que toda essa investigação que está sendo feita pelo ministério público é mentira?? Livânia Farias, Waldson, Gilberto Carneiro?? Todos de mãos dadas e ninguém soltava a mão de ninguém, Livânia falou foi escanteada, será mesmo que é invenção dos derrotados de outras campanhas, será que teve zero desvios dos hospitais e das terceirizadas da educação? Se não teve nada disso, deixem fazer uma CPI, como dizem os mais velhos, quem não deve, não teme

  • Esse Ricardo Coutinho é foda, me perdoem a expressão. Só queria poder trocar meu título para poder votar nele para prefeito da capital ano que vem.

    • José de Andrade Rocha

      Júnior Gomes,deixa de falar besteira! Primeiro quando for falar sobre quem foi o melhor Governador da Paraíba, pesquisa primeiro. Só para calar a tua boca, João Agripino asfaltou de Cabelo a Cachoeira dos Índios. Se fosse o Sr. Ricardo Coutinho que tivesse feito esta obra você ia dizer que o mesmo seria o melhor Governador do Brasil..Olha que o Sr João Agripino não roubou!Saiu pobre..E quanto ao articulista que escreveu está matéria, pesquisa melhor a realidade política da Paraíba!O Sr.Ricardo se elegeu Prefeito com o apoio da Oligarquia dos Maranhão e para o Governo com o apoio da Oligarquia Cunha Lima.Seu Governador não é tão bom,por que ele perdeu no primeiro turno para o candidato dos Cunha Lima?Me parece que Ricardo foi muito religioso..Se pegou com uma cruz..

      • Agripino asfaltou a BR 230 com verba federal. Quando deixou o Governo, foi ser diretor da Camargo Correia, empreiteira que realizou a obra. Só a título e registro histórico.

  • Romildo, aqui não é questão de cargos, e sim: é questão de sermos justos com quem trabalha, com quem tem responsabilidade e com quem pegou um estado que estava transformando em terra de Zé ninguém…acredito que ao menos nessa parte vc há de concordar,né? Essas figuras, que não consegue digerir o sucesso do seu próprio estado, do seu próprio povo , apenas porque só pensam no poder pelo o poder, sempre vão agir dessa forna: tentar destruir,desconstruir e difamar aquele que fez e continua com as intenções de continuar fazendo o melhor para tidos…nós vimos isso a nível de Brasil. Agora eu pergunto: diante dessa palhaçada chamada”lava jato” ,no que o Brasil melhorou? O quê trouxe de aspectos positivos? O desemprego só aumentou, as roubalheira só aumentaram…até os paladinos da verdade, estão praticando atos ilitos,pois , os mesmo queriam criar ONGs para gerenciar bilhões. Kkkk. Ilario, não? Mas é isso mesmo. Na Paraíba estão querendo copiar uma mesma fantasia.

  • José J. R. de P. Freire

    Ricardo prefeito de João Pessoa em 2020!

  • Estamos com vc RC e vamos continuar de mãos dadas para terminar de acabar de vez com esses desgraçados da oposição que só pensam em se dá bem.
    Cacete de novo no lombo desses covardes!!!!

  • Ricardo mostrou que era possível tirar nosso estado do atraso, infelizmente isso não interessa a muita gente. Para mim RC continuará sendo o melhor governador que a Paraíba já viu, deixou uma situação bem confortável pra João e acho que ele fará um governo muito bom. RC terá sempre minha admiração por tudo que fez pela Paraiba ( se teve melhor não me alembro kkk) sua indicação será certeza de meu voto , por suas ações ganhou minha confiança. O texto de Aldo : perfeito, real e direto. Parabéns Aldo a verdade é sempre bem vinda. Alguém aí falou que administrar bem é obrigação e quem administrou bem esse estado ultimamente (desculpa mesmo dos do contra, mas quem vive nesse estado sabe separar bem o joio do trigo).

  • Ricardo fez o trabalho dele com louvo, isso eu não tenho dúvidas, mas será que todos que estão com ele também o fizeram? Essa é a questão. Infelizmente pessoas com a integridade, decência e honestidade de Ricardo, são poucos. Ele mostrou para o povo Paraíba, que um governante pode governar sem se corromper. E em momento algum ele deve ser colocado como culpado dos escândalos políticos que estão acontecendo em nosso estado. No entanto, deve ser feita um investigação séria sim! Pois como já dizia nossos pais, onde tem fumaça tem fogo, e se tiver fogo, que os verdadeiros culpados sejam punidos. A corrupção no nosso país é gritante, e não podemos fecha os olhos para isto. Só devemos ter o cuidado de não jogarmos a culpa para cima de inocentes. Nem tão pouco, torcer contra um trabalho que esta dando certo e bons resultados, implesmente por antipatias políticas.

  • Estamos juntos, RC 2020 Prefeito da capital e pronto!!!

  • Ridículo!

  • PRAGMATISMO SEM TORCIDA ORGANIZADA. NO BRASIL EM GERAL, A CORRUPÇÃO DOS POLÍTICOS NO EXERCÍCIO DO PODER É NADA MAIS DO QUE UM ELEMENTO NEUTRO OU OPERAÇÃO COMUTATIVA: – Para chegar ao poder na PMJP, resta evidente que Ricardo Coutinho fez algum tipo de acordo com as marcas registradas da oligarquia paraibana – Maranhão, Maia, Suassuna, Ribeiro e outros satélites. Depois da “chapa pura” (RC AGRA), veio a lambedeira no fígado e o primeiro PNB (pé na bunda). *CONFLUÊNCIAS DO CAVALO PASSANDO SELADO NO JARDIM DOS GIRASSÓIS – DIA 17/02/2009 DC (Derrocada de Cássio); NÃO ERA SANSÃO MAS A FORÇA EM CAMPINA GRANDE ESTAVA COM O CABELUDO; CAÇADOR e CASSADO FAZEM A ALIANÇA DA SOMA DA FOME COM A VONTADE DE COMER, O ALAZÃO CAI MESMO NA MESA DO BANQUETE DO MAGO AZARÃO SEM FREIO; – 2010 – NO PRIMEIRO TURNO O MAGO FAZ TCHAM – Cássio SENADOR – NO SEGUNDO TURNO O MAGO FAZ TCHUM – Maranhão pegou o bilhete premiado trem 2010.

  • Dá prá ver que é uma armação prá tirar RC da eleição para prefeitura de João Pessoa, basta ver se algum secretário de saúde da PB, foi indiciado ou envolvido nessas acusações, não foi nem DF. José Fumar, nem Roberts Abath, não consta os nomes deles na denúncia, diferente dos outros estados onde houve corrupção, os secretários foram os primeiros a serem investigados, aqui na PB, RC foi indiciado os secretários passaram ilesos pelas investigações. Como pode isso? RC agiu sem seus secretários de saúde saber? Isso não procede.

  • Foda-se quem toca o tarol. … o Mago vai ganhar no primeiro turno.

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será mostrado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.