Sem categoria

O silêncio dos inocentes ou a ingratidão dos covardes?

17 de fevereiro de 2019
Opinião: O silêncio dos inocentes ou a ingratidão dos covardes?

Por Eliabe Castor

A ingratidão é algo que acompanha a história do homem ao longo da sua trajetória enquanto ser social. Ao seu lado, o silêncio também caminha entrecruzando a linha tênue da omissão, negação e covardia. Poderia, eu, buscar inúmeros exemplos históricos na antiguidade sobre tais aspectos faltosos, mas não pretendo, pois disponho de um atual e próximo.

Falo do silêncio pouco inocente daqueles que usufruíram do respaldo político do ex-governador Ricardo Coutinho, firmando-se em cargos eletivos ou expandindo seus respectivos cabedais eleitorais. Senadores, deputados estaduais, federais, vereadores e um sem fim de “fiéis escudeiros” cavaram uma “trincheira gestual” quase covarde, não emitindo defesa necessária aos ataques e insinuações contra o ex-gestor e o seu vitorioso legado.

Na sua Bastilha, Ricardo Coutinho começa a observar a movimentação dos generais não afeitos às suas posturas ideológicas e políticas. Nesse tabuleiro beligerante, tais deslocamentos estratégicos são usuais e naturais. O problema identificado na batalha reside no fastio dos aliados que cerram fileira ao lado do ex-governador e gozam da sua confiança. Eles parecem não estar propensos ao embate,  mas deveriam, afinal o ex-gestor possui forte capacidade de articulação política e alto índice de aprovação na sociedade. Isso contará em 2020.

Vozes costumeiras e estridentes da política paraibana parecem “dormir em berço esplêndido” entre o Planalto Central e o Rio Sanhauá. Seguem o script do “entrar mudo e sair calado”. Observam, de maneira passiva e inerte, aos ataques desferidos contra seu aliado. Um gesto pouco nobre àquele que os apoiou, de forma decisiva, no pleito de 2018 e em outras eleições pretéritas.

Por fim, na atual Parahyba do Norte, cabe, de forma perfeita, o pensamento do jornalista, escritor e político mexicano, Ignacio Manuel Altamirano, que viveu no século XIX.  Disse ele, em reflexão angustiada: “A ingratidão é o preço do favor não merecido”.

Eliabe Castor

Você pode gostar também

8 Comentários

  • Reply Angela 17 de fevereiro de 2019 at 19:15

    Ricardo Coutinho em uma bastilha? Foi “ato falho”?

    O Ricardo Coutinho “habita” um local onde, com certeza,
    99,99% dos politicos paraibanos gostariam de estarem:
    o coração do povo!
    Essa é a “bastilha” que ocupa!

  • Reply Sonia Paulino 17 de fevereiro de 2019 at 20:15

    Bonita explanação que não cabe e nunca caberá ao nosso Deputado Estadual Hervazio Bezerra (PSB), ex-líder do Governo Ricardo Coutinho, esse mesmo, após ter sido traído pelo atual Presidente da Assembleia Adriano Galdino, na votação para o 2º Biênio mostrou como se conserva uma amizade, fidelidade e compromisso, a pouco, o então Deputado Hervazio defendeu com toda sua brilhante postura, o ex-governador Ricardo Coutinho da boca do parlamentar Deputado e Líder da oposição Raniery Paulino que proferiu críticas ácidas ao nosso ex-governador. Assim sendo, o Deputado Hervazio dá uma demonstração de apreço e gratidão ao ex-governador e prova que o mesmo nunca vai está sozinho.

  • Reply Fiscal 17 de fevereiro de 2019 at 20:51

    Esquenta não Tião, RC sabe se cuidar e está de olho no tabuleiro da política, preparando uma jogada de mestre, agora que muitos aliados estão no modo stand Bay isso estão, com raras exceções como Cida Ramos e Hervázio Bezerra que saíram em defesa de RC, agora também acho que esses ataques tem haver com as eleições de Cabedelo pois é um reduto importante, estão atacando RC com intenção de atingir o candidato apoiado pelo governo, só acho!!!

  • Reply Maria de Lourdes Ferreira 17 de fevereiro de 2019 at 22:04

    Concordo com VC .a ingratidão Élio pois sempre vem daqueles que mais ajudamos e por isso machuca tanto.

  • Reply Chico 18 de fevereiro de 2019 at 06:50

    Tião quem faz mal ao corpo é sangue,Ricardo provou em 2014 que só precisa do povo, porque se dependesse dos políticos estaria politicamente morto, pois como se se sabe dos 36 deputados 30 formaram fileiras nas vantagens oferecidas por Cássio, dos 6 restantes talvez uns 2 tenha trabalhado efetivamente na sua reeleição porque o resto estava em cima do muro fingido que estava com o mago.Outra coisa os orientais dizem que uma pessoa em silêncio incomoda mais do que vários tagarelas por isto, é que tem muita gente preocupada com o ex governador.

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 18 de fevereiro de 2019 at 08:38

    CREIO QUE PARA RICARDO, NADA DISSO CONSTITUI NOVIDADE E QUE OS TRÂNSFUGAS ESTARÃO NAVEGANDO EM ACORDO COM OS VENTOS DO OPORTUNISMO. É MUITO COMUM OBSERVAR POLÍTICOS QUE SE ENDIABIZAM, ESTAREM, DEPOIS, COM ENDEUSAMENTOS RECÍPROCOS. QUEM SE F. MESMO É O POVO QUE ASSUME INIMIZADES POR CONTA DE TAIS QUERELAS, ESTAS SIM! PERDURAM; NÃO COMPORTAM ACORDOS E PÕEM FIM, ATÉ MESMO A RELAÇÕES FAMILIARES.

  • Reply LAVOISIER 18 de fevereiro de 2019 at 09:21

    Nosso ex-governador não precisa de interlocutores para se defender. Quando chegar a oportunidade, é só colocar os microfones na sua frente que ele o fará, como sempre fez. Ricardo Coutinho não tem rabo preso, e quando chegar a oportunidade, ele vai desmoralizar todos aqueles que o caluniaram.

  • Reply mauricio 19 de fevereiro de 2019 at 18:52

    a se algum politico paraibano pelo menos emitasse RC

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.