Destaques

Quem é você, João? “Qual a sua ruína? Qual a sua missão?”

7 de dezembro de 2019

Por: Aldo Ribeiro – Economista e progressista. Um sonhador.

Me lembro bem. Parece que foi ontem. Aqui mesmo neste espaço, ano passado, no início de dezembro, escrevi sobre o último mês do governo Ricardo Coutinho. Tentei traçar algum paralelo, entre Ricardo, Gessinger e Evair. Viagem minha, mas que adoro fazer. Ainda agradeci ao ex-governador por ter quebrado paradigmas e “por transformar essa nave chamada Paraíba e tê-la deixada pronta pra voar. Agora é com João.”

Mas quem é João, afinal de contas? Como virar as costas tão rapidamente pra quem lhe colocou no Palácio da Redenção? Que em nome de um projeto, abriu mão de uma eleição certa ao Senado Federal, pra que o “companheiro” João fosse eleito? Que mal há em Ricardo ser presidente estadual do PSB? E se houve algum tipo de falha na comunicação ou desentendimento nesse processo, me responda com sinceridade, isso é motivo pra um rompimento dessa magnitude? É bom lembrar que na comissão provisória, João além do governo do estado que ganhou de presente, seria o vice-presidente da sigla no estado.

Reitero, que é de uma estupidez sem precedentes esse rompimento. E mesmo de longe, aqui na base da pirâmide, já dava pra perceber que algo havia mudado no “companheiro” João. Lá atrás, já se comentava que Nonato Bandeira, no qual votei na última eleição, era o grande incentivador do distanciamento entre Ricardo e João. Aliás, como a gente se engana com políticos, né? Traição em qualquer circunstância é algo abominável. Traição de ideais e de história é pior ainda.

Percebam como os sinais foram dados. Ainda em 2018, antes mesmo da eleição da ALPB, da forma como foi conduzida e da forma como foi o desfecho, já sinalizava-se que a coisa não andava tão homogênea, como semanas antes.

Depois, apareceu um tal de G11, que pouco a pouco foi tomando conta das pautas da Assembleia, e estranhamente João aceitou de forma passiva, a ponto de chamá-los pra uma reunião na Granja Santana, logo após Ricardo criticar a existência do tal grupo. Como assim? Foi uma afronta ao seu companheiro? Pra delimitar fronteiras? De repente, toda bagagem política de Ricardo pra lhe dar um norte na condução desse novo fato, já não lhe servia mais, “companheiro” João? Estranho.

É bom lembrar que o “companheiro” João foi chamado à Brasília pra conversar com o presidente Carlos Siqueira e com o próprio Ricardo, pra tentar aparar as arestas e tocar o barco sem ruídos. João não foi. É bom lembrar que no ato liderado Ricardo, pelo restabelecimento do das águas do São Francisco, João também não foi. Falou que se tratava de um ato meramente político. A história depois conta que o tal ato político foi tão certo quanto necessário, né “companheiro” João?

E a crescente aproximação com o governo do Jair, e seus “depuGADOS”?

Outro absurdo, talvez o mais escroto de todo esse processo de fritura das relações entre o atual e o ex-governador. Blogs e portais do mais baixo nível, que durante todo o governo de Ricardo, o atacaram, o difamaram e tentaram desestabilizar o governo do qual o “companheiro” João fez parte, de repente são só elogios ao ponto de um deles aparecer com o logotipo do Governo do Estado.

A troco de que esses caras mudaram de tom? Me lembro que um desses blogs chegou a insinuar, à época, que o ex-governador estaria sofrendo de uma doença terminal. Isso não é jornalismo, isso é esgoto. O blog que tem o logotipo de Governo do Estado, foi quem publicou tal insinuação.

Enfim, ainda busco respostas para as perguntas feitas no título desse texto. Sinceramente não sei quem é João.

E pra não dizer que não falei das flores, será que Rosas não estava acomodado mesmo?

Você pode gostar também

9 Comentários

  • Reply LAVOISIER 7 de dezembro de 2019 at 17:07

    Esse impostor conseguiu enganar muitos paraibanos, e esse estelionato eleitoral será revisto pela população com toda certeza.

  • Reply Eduardo 7 de dezembro de 2019 at 18:40

    Que mal tem em Ricardo ser presidente do PSB?
    Mal nenhum, desde que eleito democraticamente pelos membros do partido com direito a voto. Mas da forma como foi colocado na presidência, achando que ainda tava no governo, na era do eu mando, eu posso… Assim não dá né…

  • Reply Zé Bedeu 7 de dezembro de 2019 at 19:37

    Foi a maior covardia da política estadual.

  • Reply Mercia de Fatima 7 de dezembro de 2019 at 21:15

    E ainda há quem defenda essa patifaria. João é na verdade um desconhecido no estado até RC torna-lo governador. Ai apareceu o verdadeiro João: traidor, judas, ingrato e sem futuro. Receberá a resposta na hora certa, faça o que fizer. E pra o psb é uma honra ter RC como presidente, estranho que aproveitaram isso como desculpa pra patifaria.

  • Reply JOAQUIM 7 de dezembro de 2019 at 22:18

    Isto se chama de política! Eles só legislam em causa própria! Foi bom ter acontecido logo! Pelo menos se dá o nome aos bois! As carapuças aparecem logo!!!

  • Reply Helena 8 de dezembro de 2019 at 09:02

    Qdo votei em João, na verdade, estava votando em Ricardo. Sinto-me traída por esse senhor, q agora dá as costas a um projeto tão bom dando brecha p as velhas raposas paraibanas.

  • Reply Emmanoel do Nascimento Costa 8 de dezembro de 2019 at 10:05

    Quem é esse João para falar em Democracia.Toda Paraíba sabe que ele não foi escolhido democraticamente pelo partido é sim uma escolha pessoal de Ricardo.Vai faltar óleo de peroba na Paraíba.

  • Reply Alexandre 8 de dezembro de 2019 at 14:44

    Tudo dor de cotovelo de vencidos. João, juntamente com Bolsonaro, será reeleito, apos ambos terem feito um excelente governo. Os números estão aí, e contra fatos não há argumentos. Sem contar que o ídolo ” virgem Maria” sem nenhum pecado certamente perderá a eleição para prefeito de JP. Pense num caba que vai rir demais nesse dia, sou eu!!!!!ĶKKĶKKKKKKKKKKKKK

  • Reply Nicodemus 8 de dezembro de 2019 at 18:13

    Olha,já vi muito isso.O tempo não poupa os que traem.Veremos,ainda em 2020 vindouro.Uma certeza já temos: tá faltando muito óleo de peroba e sobrando cara de pau.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.