Política

Assembleia discute possibilidade de criação do novo Hino Oficial da Paraíba

16 de novembro de 2023

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (16), audiência pública com o objetivo de discutir com a população a possibilidade de criação do novo Hino Oficial da Paraíba. O debate foi proposto pelo deputado Hervázio Bezerra e contou com a presença do vereador de João Pessoa Odon Bezerra; além do secretário executivo da Participação Popular de João Pessoa, Tiago Diniz; da ouvidora-geral da ALPB, Arlenilde Aguiar; e de representantes da sociedade civil organizada.

O Hino do Estado da Paraíba foi apresentado pela primeira vez em 1905. Foi escrito por Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo e musicado por Abdon Felinto Milanez. Entretanto, a canção só foi oficializada como hino em 1979.

Autor da Lei 9.484, de 2011, que determina a execução do Hino da Paraíba em solenidades oficiais do estado, assim como da Assembleia, além de sua difusão e publicação em veículos de comunicação da rede oficial do Estado, o deputado Hervázio argumentou que a matéria teve como objetivo popularizar o hino estadual, o que, na sua avaliação, não se concretizou. “Um esforço que eu fiz na época para ver se o hino conseguia pegar. A verdade é que só cantamos o que nos traz emoção e satisfação. O Hino da Paraíba, por mais esforço que eu tenha tido, lamentavelmente, não pegou”, explicou.

Hervázio argumenta que a letra do Hino do Estado não traz informações que remetam à história, à cultura e às riquezas da Paraíba e a audiência pública surge como uma oportunidade para debater com a população, não a possibilidade de mudança do hino oficial, mas da criação de um Hino Popular da Paraíba.

O deputado propôs que, através da Mesa Diretora da Assembleia, seja realizada uma pesquisa com portais e demais veículos de comunicação de todo o Estado para ouvir a população e, consequentemente, apresentar um novo hino. “A história deve e será preservada. Realizamos esta audiência pública para que as entidades venham e discutamos esta matéria. Faremos um documento propondo a preservação do Hino da Paraíba da forma que está e um concurso público para que sejam apresentadas propostas de letra e de música, e, posteriormente, adotar um hino popular”. O parlamentar citou ainda como possíveis hinos populares as canções ‘Paraíba, Jóia Rara’, composta por Ton Oliveira, e ‘Meu Sublime Torrão’, da autoria de Genival Macedo.

Para o vereador de João Pessoa, Odon Bezerra, a ideia de alterar o hino se deve à necessidade de resgatar a história do estado. “Para mim, o hino de um estado deve resumir sua história, deve fazer uma radiografia dentro de uma música, mostrando o que o estado representa. Eu, particularmente, não encontro isso no hino da Paraíba. Onde está a história da Paraíba? Onde conta, em termos de importância, da luta e da resistência? Isso, eu não vejo no hino”, pontuou.

O secretário executivo da Participação Popular da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Tiago Diniz, parabenizou o deputado Hervásio Bezerra e a Assembleia pelo debate e se colocou a disposição para apoiar a realização de consulta popular com objetivo de ouvir os paraibanos sobre o tema. “Essa discussão vem num momento importante. Parabenizo sua iniciativa por estar abrindo para a população essa discussão, que é válida e é louvável. A gente precisa de fato abrir essa discussão para que a população possa compreender o que está sendo discutido e, ao mesmo tempo, refletir se existe uma identidade de fato com hino da Paraíba atual e, se não, que nós possamos coletar através da consulta popular”, declarou o secretário.

Confira abaixo a letra do Hino Oficial da Paraíba:

Salve, ó berço do heroísmo
Paraíba, terra amada
Via-láctea do civismo
Sob o céu do amor, traçada!

No famoso diadema
Que da Pátria, a fonte aclara
Pode haver mais ampla gema
Não há pérola mais rara!

Quando repelindo o assalto
Do estrangeiro, combatias
Teu valor brilhou tão alto
Que uma estrela parecias!

Nesse embate destemido
Teu denodo foi modelo
Qual Rubi rubro incendido
Flamejaste em Cabedelo!

Depois, quando o Sul, instante
Clamou por teu braço forte
O teu gládio lampejante
Foi o diamante do Norte!

Quando, enfim, a madrugada
De novembro nos deslumbra
Como um Sol, a tua espada
Dardeja e espanca a penumbra!

Tens um passado de glória
Tens um presente sem jaça
Do porvir, canta a vitória
E ao teu gesto, a Luz se faça!

Salve, ó berço do heroísmo
Paraíba, terra amada
Via-láctea do civismo
Sob o céu do amor, traçada!

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply Airton Calado- Campina Grande 16 de novembro de 2023 at 18:10

    A Paraíba com tantos problemas e esses discutindo um novo hino do estado da Paraíba, pena que o povão não sabe disso

  • Reply Júnior 17 de novembro de 2023 at 08:51

    E o hino da Paraíba não é àquela música de Tom Oliveira? Fala em praticamente tudo que eles querem aí.

  • Reply Arnaldo G Oliveira 17 de novembro de 2023 at 16:20

    A letra do hino oficial e muito longa, rebuscada e cheia de palavras difíceis. Melhor adotar um hino mais “cantável”. Mais popular. Mais compreensível.

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 18 de novembro de 2023 at 08:09

    CERTÍSSIMO, AIRTON! O QUE SE OBSERVA, FACILMENTE É QUE SEMPRE HÁ PESSOAS COM UMA GRANDE NECESSIDADE DE SE FAZER VISÍVEL PELAS INICIATIVAS QUE JULGA MAIS OPORTUNAS A OFERECER VISIBILIDADE ETC, ETC, ETC.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.