opinião

BICHARA NUNCA VIU O ZORRO

7 de maio de 2023

 

RAMALHO LEITE

(publicado em A União)

Este jornal tem brindado seus leitores com a memória de paraibanos que passaram por sua direção e/ou pela redação e até oficinas. Dei a minha contribuição. No ultimo domingo foi a vez do quase conterrâneo Rubens Nóbrega, jornalista e escritor mas, sobretudo, aluno dessa centenária universidade fundada no governo de Álvaro Machado (1893) e que vem sobrevivendo até os nossos dias. Não vou aqui rememorar suas lembranças, destacada em pagina dupla do nosso estimado primeiro e único jornal impresso. Escolhi o que me chamou a atenção, para preencher esse espaço que me concedem toda semana.

Acolhido em A União no governo de Ivan Bichara, o memorialista e romancista de Baixa do Mel e Historias da Gente, aproveitou para revelar alguns aspectos do governo e do seu comandante. Destaquei a abordagem  mais suave, objeto de comentários chistosos de populares ou mesmo de políticos amigos, algumas vezes não atendidos. Considerou Rubens o governo de Ivan “em banho maria”, daí o apelido que lhe deram de “tarde fria”  e continuou: “Inclusive diziam  que Ivan Bichara adorava assistir o Zorro, então ele encerrava o expediente assim de 4 horas, porque ia para casa para ver o seriado. Mas Ivan era um intelectual, um homem cordato…”

Essa história do Zorro eu conheço de perto. O deputado Edvaldo Motta já se preparava para deixar Ivan Bichara e seu governo e votar na oposição, em Humberto Lucena para senador, contrariado, como muitos, inclusive eu, pela não escolha de Antônio Mariz para governador indireto. Marcou audiência com o chefe do executivo e foi para o Palácio esperá-lo. Por volta das cinco horas da tarde, depois de cumprida sua soneca diária, o governador chega para cumprir o compromisso com o deputado. O deputado foi atendido mas saiu irritado com a demora. Chegando de volta à Assembleia, perguntado qual a justificativa do governador para o atraso, respondeu:

– Ele me justificou: O Zorro hoje tava como nunca!

Daí surgiu essa história de que o governador não perdia um episódio do Zorro. Tudo astúcia de Edvaldo Motta que vem sendo repetido até hoje. Acredito que Ivan Bichara nunca viu o Zorro.

Por oportuno, lembro que o epíteto de “tarde fria” dado ao governador Bichara é atribuído a Mario Santa Cruz que, apesar de irmão do Jojoca-José Santa Cruz, humorista de prestigio nacional, gastou sua verve pelas ruas e praças de João Pessoa. Das suas tiradas satíricas ninguém escapou, até João Agripino foi contemplado quando anunciou muitas indústrias que demoravam a chegar:

– Essas industrias de Joao vão nos matar. Eita poluição da gota!

Bradava Santa Cruz para os aficionados do gamão do Cabo Branco.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.