Sem categoria

Certidão comprova que delegados transferidos já haviam concluído inquérito da cartolagem desde junho

5 de novembro de 2018

Mentira tem pernas curtas, já ensina a sabedoria popular. E agora vem a tona mais uma, das cabeludas: aquela de que o Governo do Estado teria transferido delegados que presidiam o inquérito da cartolagem para prejudicar o andamento das investigações. Ficou constatado hoje que o inquérito presidido pelos dois delegados transferidos foi concluído em junho e  remetidos à justiça, conforme nota da Secretaria de Comunicação do Governo e certidão emitida por um delegado e por um escrivão da Delegacia de Defraudações.

Leiam:

Governo do Estado

Nota

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Delegacia Geral da Polícia Civil, vem a público informar que as investigações desenvolvidas pela Polícia Civil da Paraíba em relação à Operação Cartola foram oficialmente encerradas no dia 5 de junho de 2018, sendo, portanto, criminosa e irresponsável qualquer insinuação apontando que a exoneração recente de delegados teve como objetivo interromper ou prejudicar investigações da referida operação.

Conforme aponta certidão (anexo) assinada pelo delegado João Ricardo M. M. da Franca Júnior, da Delegacia de Defraudações e Falsificações, e pelo escrivão Durval Balbino dos Santos Neto, emitida neste dia 5 de novembro de 2018, as investigações da Operação Cartola na Paraíba foram iniciadas no dia 20 de junho de 2017 e foram devidamente concluídas em junho de 2018, resultando nos inquéritos de números 196/2017, 063/2018, 064/2018, 065/2018, 066/2018, devidamente encaminhados ao Ministério Público Estadual, por meio de ofícios assinados à época pelo delegado Lucas Sá, então titular da DDF em João Pessoa.

Não há, portanto, que se falar em interferência de quem quer que seja dentro do processo investigatório visto que ele foi desenvolvido ao longo de um ano sem qualquer apontamento sobre supostos obstáculos e concluído há mais de cinco meses, conforme aponta certidão baseada em documentos oficiais, sem registro de eventuais óbices. Ao contrário disso, a autonomia das polícias da Paraíba foi um grande avanço desta gestão.

Destaque-se que o governador Ricardo Coutinho, em nenhuma das instituições responsáveis pelo caso, foi sequer citado como parte do processo ou das investigações.

E ressalte-se ainda que, além de ser uma prerrogativa constitucional do governador do Estado, a exoneração de delegados de funções comissionadas, bem como de quaisquer servidores públicos estaduais que exerçam cargo comissionado, é uma praxe no processo de remanejamento de funções dentro do Poder Executivo com o objetivo de aprimorar a prestação de serviço aos cidadãos e cidadãs paraibanas.

De modo que o Governo do Estado da Paraíba volta a repudiar qualquer ilação que exceda o limite dos fatos, reafirmando a intenção de acionar os meios jurídicos cabíveis diante de exploração indevida do caso.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Chico 6 de novembro de 2018 at 04:55

    Tantos problemas pendentes que temos aqui na terrinha dos TABAJARA e muitas realizações feitas por esse governo que tem falhas comuns aos seres humanos e uma TV que já um potencial de audiência considerável fica buscando autoafirmação sem necessidades em divulgar fofocas,parece até desespero,não duvidem se os donos do sistema não armarem uma intriga com João Azevedo e Ricardo Coutinho para desestabilizar a continuidade do projeto traçado,porque pra turma da oposição o bom pra Paraíba é: quanto pior melhor

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.