Sem categoria

CONVENIÊNCIA COOP: A JUNÇÃO DOS ELOS DO COOPERATIVISMO AGROPECUÁRIO

8 de outubro de 2023

 

A Central de Cooperativas Nordestinas inaugurou no dia 30 de setembro em Guarabira a Conveniência Coop, uma loja que oferece produtos oriundos de 09 cooperativas do setor agropecuário paraibano!
Essa iniciativa dialoga com o momento porque passa a economia brasileira que exige agregação de valor, ganho de escala e acima de tudo competência para sobreviver ante a agressividade comercial sistêmica decorrente globalização econômica!
As cooperativas que somaram esforços para viabilizar a abertura desta loja de produtos alimentícios e bebidas, se identificam por produzir, beneficiar, transformar e comercializar gêneros de primeira necessidade oriundos do campo paraibano;
O Agronegócio da Paraíba tem nessa inovadora iniciativa, a alternativa para puder sobreviver a guerra imposta pela oferta de produtos importados e/ou de produtores de larga escala que nos chegam acima de tudo com uma série de benefícios oferecidos pelo poder público!
É uma guerra de “Davi contra Golias” mas que precisa do apoio do consumidor local, do paraibano, que deseja e anseia por oportunidades para milhares de irmãos que atuam na atividade agropecuária!
A produção agropecuária paraibana apesar de pujante nalgumas culturas, não consegue competir caso não some esforços e ganhe escala;
As cooperativas agropecuárias que formam a Central Nordestina há muito vem produzindo da “porteira para dentro” e da “porteira para fora”, não obstante enfrentem enormes obstáculos de ordem tributária, sanitária, ambiental e etc. que formam a grande burocracia do serviço público nacional e estadual, e enfrentam acima de tudo, os atacadões e centrais de distribuição que são aquinhoadas com incentivos do poder público por longos períodos em diversos itens que os produtores locais também produzem! É uma concorrência descomunal entre a produção local e a distribuição em atacado!
Pois bem, a iniciativa da Central de Cooperativas Nordestina precisa ser apoiada pelo Governo Estadual, pelos governos locais, e principalmente, pelo consumidor paraibano, de forma a assegurar que os recursos financeiros desta atividade fiquem por cá, na Paraíba, não viagem centenas de quilômetros para serem investidos em outros estados!
Esse é o grande diferencial desta iniciativa das cooperativas paraibanas, conseguir sobreviver ante a globalização, gerar emprego e renda para os seus municípios, agregar valor a sua produção, fazer a circular na economia local os valores da comercialização dos seus produtos e garantir sustentabilidade aos seus negócios!
Parabéns a todas as cooperativas envolvidas e ao Sistema OCB Paraibano!

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.