por paulo eneas
Durante participação no Programa Pânico da rádio Jovem Pan nesta quarta-feira (03/05), o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que os seus apoiadores que foram presos após os episódios de 8 de Janeiro “estavam lá de bobos”. Sem dar qualquer evidência que corrobore sua acusação, Bolsonaro afirmou ainda que havia marginais entre os manifestantes.

“Tinha marginal lá dentro e esse cara tem que pagar pelo crime, mas a grande maioria estava lá de bobo”, afirmou o ex-presidente, em mais uma declaração na qual tenta covardemente descolar-se das manifestações que passaram a ocorrer após o segundo turno das eleições do ano passado e que desaguaram na tragédia do 8 de Janeiro.

Estas manifestações foram convocadas e incentivadas pela rede bolsonarista de agentes desinformantes que atam na internet, e levaram milhares de pessoas para portas de quartéis do Exército Brasileiro na expectativa vã de que algum evento extraordinário viesse ocorrer para alterar o resultado oficial das eleições.

O então presidente Jair Bolsonaro manteve-se em silêncio após o resultado eleitoral, e este silêncio foi “traduzido” por sua rede de agentes desinformantes como sendo um chamado a seus apoiadores para manifestarem-se. Palavras de ordem e gatilhos verbais passaram a ser disparados, como “Lula não sobe a rampa”, para incentivar e mobilizar tais atos.

Cumpre acentuar que em momento algum ao longo dos cerca de dois meses de manifestações, o então presidente Jair Bolsonaro veio a público para negar e desmentir a “tradução” de seu silêncio feita pela sua rede de agentes desinformantes.

Estes agentes, atuando tanto na internet quanto como comentaristas em emissora de rádio, foram verdadeiros estelionatários das ilusões alheias, e continuaram a incentivar as mobilizações por meio da disseminação incessante de todo tipo de mentira e desinformação, que serviram de combustível para iludir ainda mais as pessoas que não conseguiam perceber a armadilha na qual estavam caindo.

O desfecho desta tragédia é conhecido: Bolsonaro ao fim e ao cabo fugiu do país, abandonando a Presidência da República e seus apoiadores após autorizar a entrada do ditador venezuelano Nicolás Maduro no Brasil. Os manifestantes ficaram entregue à própria sorte, ou ao próprio azar, para ao final mais de mil deles serem presos.

Centenas destas pessoas que foram enganadas e ludibriadas pelo bolsonarismo e seus agentes terão ou já estão com suas vidas destruídas e poderão pegar anos de prisão com base numa lei que o próprio ex-presidente sancionou.

Desde então, nem Jair Bolsonaro e nem sua rede agentes desinformantes que segue atuando na internet demonstraram qualquer empatia ou preocupação com estas pessoas. Pelo contrário, em várias oportunidades Jair Bolsonaro deu declarações que acentuam a culpabilidade atribuída às pessoas que foram presas por confiarem nele.

A epítome desta drama veio hoje com a fala leviana de Bolsonaro no Programa Pânico. Uma fala que mostrou que sua falta de honradez, sua covardia e sua capacidade de trair são infinitas. Pois com esta fala Bolsonaro, agindo como um autêntico anti-líder, mostrou o que realmente pensa e acha das pessoas que confiaram nele: são bobos.