Destaques

Domingueiras do Tião

3 de março de 2024

A VIAGEM DE TOINHO

O intrépido repórter Toinho Vicente pegou o ônibus na rodoviária de João Pessoa às 10 da noite com destino a Piancó, sua terra natal. Ia para a Festa de Santo Antônio, o padroeiro, evento que atraía e ainda atrai políticos a cata de prestígio e lindas moças em busca de maridos.

Enquanto esperava o início da viagem, ficou tomando umas lapadas de Maribondo num boteco próximo ao terminal e, quando a viagem começou, já estava triscado.

Mesmo assim, à cada parada, dava um jeito de descer dizendo que ia ao banheiro e aproveitava para “lavar a goela”. Foi assim até chegar em Patos, de onde partiu “pra lá de Bagdá”, acreditando que no sono  até Piancó ficaria em ordem para se apresentar à família.

Mas quando abriu os olhos verificou que o ônibus já passara de Conceição e preparava os passageiros para subir a serra de Bonito de Santa Fé.

Desceu avexado e foi esperar o ônibus de volta a João Pessoa, com passagem por Piancó. E enquanto o ônibus não chegava, foi ao barzinho ali perto tomar uma lapada para tirar a ressaca. E de lapada em lapada, já entrou no ônibus trocando as pernas. Sentou, fechou os olhos, dormiu e só acordou em Patos.

– Tá camulesta! Desse jeito eu num chego nunca!” – falou alto. E comprou nova passagem para a terra natal. Só que bebeu de novo e quando se preparou para descer estava novamente em Conceição.

O jeito foi pegar o derradeiro transporte, já amanhecendo o dia. Mas, para se prevenir, viajou em pé, heroicamente em pé, segurado na barra de ferro do ônibus e com os olhos aboticados na estrada.

 

NO CUSCUZ

Foi no cuscuz do Zé Américo que Tadeu Mendes Florêncio e Marcos Burrego me disseram que este ano eles vão organizar o forró dos princesenses na Capital. É uma festa já tradicional, da qual participam os filhos da cidade de Princesa que estão ausentes da terrinha e aproveitam o encontro para dançar e matar as saudades.

 

MARIA CLARA

O aniversário da linda Maria Clara foi comemorado com honras e pompas na Pedra do Amor, em Araruna. Ela é filha de Israel Lucena, meu sobrinho e, claro, neta do mano Edmilson e da sua Nélia.

 

MARIA ALICE

Outra que soprou velinhas foi a muito amada Maria Alice, filha de Raquel Lucena e neta da mana Nininha. Teve festa em Princesa.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.