opinião

Ganancia, azougue dos vigaristas

18 de junho de 2023

 

Marcos Pires

Admiro os vigaristas porque conseguem despertar no ser humano a vontade de levar vantagem sobre sua aparente ingenuidade. Não existiriam vigaristas se não houvessem trouxas querendo lucrar facilmente.
Diz-se que a palavra vigarista deriva de um golpe conhecido como conto do vigário. Teria sido originada em consequência da briga entre duas paróquias de Ouro Preto que disputavam a imagem de uma Santa. Um dos vigários propôs que colocassem a tal imagem em cima de um burro. Para a paróquia que o burro se dirigisse, ali ficaria a imagem. Acontece que o burro era de propriedade desse vigário, o vigarista, e para sua paróquia dirigiu-se o burro, ficando o vigário vigarista com a imagem.
Prefiro outra versão; portuguesa, que dá conta de um pequeno negociante de gado que vivia na região do Ribatejo e chamava-se Manuel Peres Vigário.
Pois muito que bem. Lá um dia foi ele procurado por um fabricante de notas falsas que queria livrar-se de umas notas de cem mil reis e as oferecia por vinte mil reis cada.
O Manuel verificou as notas e constatou que eram de péssima qualidade. Depois de muita discussão combinaram a venda de cada nota de cem mil reis por dez mil reis. Recheada a carteira, nosso herói tocou-se para a feira semanal onde encontraria dois irmãos que lhe vendiam o gado que comerciava. Devia a eles uma grana alta e era aquela a data para efetuar o pagamento. Marcou numa taverna à qual chegou uma hora depois do combinado, completamente embriagado. Os irmãos iam protestar porém ele ordenou que o taverneiro trouxesse vinho e continuou a beber, enquanto puxava a carteira para efetuar o pagamento. Os credores observaram que a carteira estava prenhe de notas de cem mil reis e ficaram mais impressionados ainda quando o bêbado lhes perguntou se aceitariam o pagamento em notas de 50 mil reis. Vendo o equívoco do Manuel e pretendendo lucrar com o erro recebendo o dobro, concordaram e não se negaram em lhe dar um recibo quitando a dívida. Porém, atendendo ao seu pedido, registraram que estavam recebendo a quantia em notas de 50 mil reis. Foram embora e deixaram o bêbado arriado sobre a mesa da taverna.
Dia seguinte, logo cedo, o Manuel foi conduzido à delegacia onde os irmãos e o delegado esperavam-no para ser preso por passar notas falsas. Manuel indignou-se e exibiu ao delegado o recibo onde constava expressamente que ele havia pago aos dois em notas de 50 mil reis. Como poderia ter falsificado notas de cem mil reis?
Gênio, hem?

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.