opinião

GOVERNO HOSTILIZA ROMERO RODRIGUES

28 de outubro de 2023

Júnior Gurgel

 

Publicado em A Palavra

Primeiro foi o próprio governador João Azevedo, quando apontou Jhony Bezerra como liderança capaz de suplantar, na preferência popular, o ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues. Momento infeliz, usado para desqualificar sua capacidade, atestada nas urnas, desdenhando “midiaticamente” sua densidade eleitoral.

João Azevedo, como engenheiro, paradoxalmente desconhece ou ignora números, e não calcula riscos. Função de sua profissão. Romero Rodrigues, há um ano (2022), foi campeão de votos na Rainha da Borborema. Obteve a maior votação para deputado federal (história das eleições do século XXI) em Campina Grande: 69.292 votos. Abriu maioria de 58 mil votos sobre o segundo colocado, Cabo Gilberto (11.994).

Em rota batida, com vistas a “desconstrução” da imagem de Romero, veio o vice-governador Lucas Ribeiro, em entrevista postada no portal Política Parahyba (24/10/2023), externando o pensamento do “núcleo palaciano”: “não estamos aguardando posição, ninguém espera por isso, Romero fica onde está”. Até quando Romero irá tolerar tamanha humilhação e afronta? Os Ribeiros voltaram à cena política – como lideranças expressivas na cidade – graças a Romero Rodrigues, por ocasião de sua reeleição. Momento aparentemente descortês, desagregador, quando trocou o vice Ronaldinho por Enivaldo Ribeiro, a quem prestigiou durante toda sua gestão.

O Jovem Lucas Ribeiro, que vislumbra ter um futuro promissor na vida pública, tem sido bafejado pela sorte. Na sua festejada estreia política (2016) não conseguiu se eleger vereador, mesmo sendo puxado por seu avô (vice de Romero), sua mãe deputada estadual e seu tio deputado federal. Em 2020, foi catapultado para vice de Bruno Cunha Lima. Em 2022, escorou-se como vice de João Azevedo. É chegado o momento de Lucas contar seus votos em Campina. Por que João não o lança como “seu candidato”? É vice-governador – não perde o mandato – , sua mãe é Senadora, relatora do OGU, seu tio brilha no cenário nacional com a Reforma Tributária… Oportunidade ímpar!

Mesmo assim, João Azevedo escolhe Jhony Bezerra. Subliminarmente, o governador passa a mensagem que não acredita, desconfia e despreza a liderança dos Ribeiros em Campina Grande. Principalmente do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, que nas últimas eleições (2022) ficou no 13º lugar na cidade, com 4.067 votos. Perdeu para Estela Bezerra, Léo Gadelha, Rafafá, Jacó Maciel… Murilo Galdino foi o 4º, Dr. Geraldo Medeiros, o 5º.

Na opinião das raposas “palacianas”, a escolha de Jhony é para “desobstruir” a “rota da seda”. Tirá-lo da Secretaria da Saúde, usando o “método” Geraldo Medeiros, a quem garantiram um mandato de deputado federal. Por que não o convidaram para retornar a pasta, após sua derrota? Sua gestão na saúde foi bandeira de campanha do governador João Azevedo.

Quanto a Romero Rodrigues, o prudente é “mergulhar” e observar a sabedoria popular: “formiga quando quer se perder, cria asas”. Ou, “galinha que acompanha pato, morre afogada”.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.