Destaques

Lula veta PL que procurava livrar a cara de Bolsonaro

8 de janeiro de 2026
Lula veta PL da Dosimetria, que beneficia Bolsonaro, em evento do 8/1 - Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou, integralmente, nesta quinta-feira (8/1), o Projeto de Lei (PL) da Dosimetria, que reduz as penas dos condenados pelo 8 de Janeiro.

A cerimônia teve início por volta das 11h30, no Salão Nobre do Planalto, e reuniu autoridades, ministros e representantes da sociedade civil. Paralelamente, a militância petista e de movimentos sociais organizou um ato em defesa da democracia em frente ao Planalto.

O PL da Dosimetria, que beneficia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi aprovado no Congresso no final de dezembro, no apagar das luzes do Legislativo antes do recesso. Desde então, Lula já tem sinalizado publicamente que deveria vetar o texto, defendendo que os participantes nos atos antidemocráticos deveriam ser punidos pelo episódio.


PL da Dosimetria

  • O Projeto de Lei da Dosimetria estabelece a redução de penas para condenados por envolvimento nos atos golpistas.
  • Pela proposta, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses por chefiar um plano golpista após a derrota nas eleições de 2022, poderia ter a pena reduzida para cerca de 2 anos em regime fechado.
  • Com o veto de Lula, a matéria volta para o Congresso, que vai definir se derruba ou mantém o veto.
  • Segundo o texto aprovado no Parlamento, em caso de condenações por mais de um dos crimes contra instituições democráticas listados no Código Penal, deverá permanecer a pena mais severa, não podendo mais ter a cumulatividade de tempo de reclusão.
  • A pena poderá ser reduzida em dois terços se os crimes forem cometidos em contexto de multidão — desde que o condenado não tenha exercido papel de liderança ou de financiador.
  • Condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito, mesmo em casos de reincidência, terão direito à progressão de regime se tiverem cumprido ao menos um sexto da pena.

“Quando chegar à minha mesa, eu tomarei a decisão. Tomarei eu e Deus, sentado à minha mesa, eu tomarei a decisão. Eu farei aquilo que eu entender que deve ser feito, porque ele [Bolsonaro] tem que pagar pela tentativa de golpe, pela tentativa de destruir a democracia que ele fez neste país. Ele sabe disso. Não adianta ficar choramingando agora”, disse Lula em 11 de dezembro.

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply Jonas 8 de janeiro de 2026 at 16:08

    Esse biltre vai ser desmoralizado!
    O veto dele vai ser vetado quando voltar para o Congresso!
    E a dosimetria entrará em vigor!
    Podem apostar…

  • Reply Airton Calado- Campina Grande 8 de janeiro de 2026 at 20:07

    O STF vai declarar inconstitucional e Bolsonaro vai pagar pelos crimes que cometeu, dosimetria de pena só a justiça pode fazer.

  • Deixar uma resposta

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

    1