opinião

O testamento de Adão.

20 de junho de 2021

 

MARCOS PIRES

O Ministro Marco Aurélio, do STF, utiliza uma expressão que eu sempre quis repetir e finalmente chegou a ocasião: “- Vivemos tempos muito estranhos”. Será que só eu notei que os petistas e os bolsonaristas dividiram o Brasil entre eles? Com as exceções que só justificam a regra, quem não reza pela cartilha de Bolsonaro é petista ou comunista. Já os petistas acham que todo eleitor que não acompanhar seu líder varia num espectro que vai de analfabeto político a genocida. Chegamos a um ponto em que ou se é gado ou se é jumento.

Nem vou falar das minhas convicções pessoais porque todo mundo sabe que meu lado na política é o lado de fora enquanto não se instalar uma democracia participativa e os candidatos possam existir de forma avulsa.

O que me impressiona é a enorme quantidade de eleitores brasileiros que de repente deixaram de ser importantes e cujas opiniões valem zero para esses extremos.

Aos números.

Qualquer que seja o instituto de pesquisa que tenha realizado seu trabalho nos últimos tempos o resultado será, grosso modo, o mesmo. Podem conferir. Tanto Lula como Bolsonaro variam ao redor de 25% da intenção dos votos. Portanto, sobram “apenas” 50% dos eleitores. Poderíamos entender que a metade dos brasileiros assumiu a totalidade dos destinos políticos do País. Não é assim. A persistirem esses números as duas bandas disputarão o segundo turno haja vista a incapacidade dos demais candidatos (de Ciro Gomes ao Cabo Daciolo) abrirem mão de suas vaidades e interesses para uma ampla composição. Portanto, o que resultará ao final será um país governado por 25% dos eleitores. É da democracia que a maioria governe. No caso, qual maioria, cara pálida? Mas é do jogo eleitoral que isso ocorra. Me parece que voltamos ao tempo do tratado de Tordesilhas, quando a Coroa de Castela e o Reino de Portugal dividiram o mundo a ser descoberto em duas partes, cada uma para um deles. Os demais países chiaram, a ponto de Francisco I da França pedir para ver em qual clausula do testamento de Adão havia essa disposição.

Será que nesse testamento de Adão, se é que ele dividiu o Brasil entre jumentos e gado, não sobrou espaço para o resto da arca de Noé?

 

Você pode gostar também

9 Comentários

  • Reply carlos 20 de junho de 2021 at 07:40

    Tem espaço pra toda bicharada, vc não vai ficar de fora. Fique tranquilo

  • Reply Paulo Fernando Menezes Almeida 20 de junho de 2021 at 07:46

    Complicado é achar esse tratamento! Kkkkkkkkk

  • Reply Paulo Fernando Menezes Almeida 20 de junho de 2021 at 07:47

    Testamento! Só corrigindo.

  • Reply Rodrigues 20 de junho de 2021 at 08:23

    Se entendi direito 50% são gado e jumentos, os outros 50% são cobras d’agua, peixes (balançam o rabo quando nadam) e frangos galináceos.

  • Reply Ednaldo bezerra falcão 20 de junho de 2021 at 08:34

    Meu nobre Marcos Pires o único que pode vencer esses dois extremos é CIRO Gomes, o político mais preparado para governar o nosso país tão sofrido.

  • Reply José Carlos da Silva (professor de Genética). 20 de junho de 2021 at 09:00

    Bom dia felizardos leitores de Marcos Pires. Gostaria que a mídia e os brasileiros conhecesse as ideias e perfil do governador do RS (EDUARDO LEITE) postulante se deixarem ser candidato a presidente. Infelizmente é do PSDB e o Dória não iria permitir tal concorrência. Abs.

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 20 de junho de 2021 at 09:10

    SE OS ELEITORES ADOTAM A INDIFERENÇA O RESULTADO É O QUE TIVEMOS NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS. BASTA OBSERVAR O NÚMERO DE ELEITORES APTOS AO VOTO E A QUANTIDADE DE VOTOS OBTIDOS PELO MENTECAPTO ELEITO. SE FORMOS AGUARDAR O SISTEMA PERFEITO SOMENTE O ENCONTRAREMOS SE ENCONTRARMOS OS HOMENS PERFEITOS. COMO ISSO É IMPOSSÍVEL, JÁ VIU, NÉ?

  • Reply José Cavalcante Formiga Junior 20 de junho de 2021 at 14:56

    Eu concordo em gênero, número, e grau com você. O Brasil se resume em dois cercadinhos, o de direita o de esquerda. Se você emite alguma opinião contra o cercado de direita, obrigariamente você é de esquerda. Eles querem que seja meio a meio.Rsrs. Esta polarização irracional só beneficiam os dois grupos .Correndo por fora fica um grupo de políticos que na situação atual são minoritários, a não deixar as suas vaidades de lado consolidando estes dois infortúnios que o Brasil sofre hoje, a voltarem a governar o nosso paí, sem a definição de um terceiro nome que motive a fatia do brasileiro que não aceita está polarização, que gira em torno de um terço da população, mas diante da desarticulação dos que pregam a quebra desta polarização, ir ao votar nulo, em branco, cruzando os braços diante deste caos que estamos vivenciando. O resultado final será a volta do que estavam no poder, ou a permanência do que aí estar.Será um jogo de cartas marcadas.

  • Reply Angela 20 de junho de 2021 at 16:51

    Há também a turma dos avestruzes,
    que nem usando um periscopio ver
    o que está acontecendo de verdade.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.