Sem categoria

Pesquisa Consult divulgada na última terça, foi anterior ao debate da Arapuã. Repito: se o script dos próximos debates for mesmo, afora outras variáveis importantes, a tendência é que a coisa se resolva ainda no 1º turno!

16 de agosto de 2018


Por: Aldo Ribeiro
Não. Não é jogo de adivinhação ou muita pretensão desse que vos escreve. É apenas uma forma de analisar o cenário e os fatos que se põe à nossa frente. A pesquisa da Consult divulgada na última terça-feira, com dados anteriores ao debate da segunda, nos deu alguns indicativos. O debate por sua vez, foi o fato novo pós pesquisa, e que se bem desnudado, dá o possível norte da campanha que oficialmente se inicia.
Primeiramente é importante constatar que trata-se de um instituto sério, conforme vimos alguns especialistas declararem. Como é de praxe, possivelmente pesquisas tendenciosas e cheias de contradições aparecerão pelo caminho. Mas acredito que a população aprendeu com eleições passadas.
A liderança de João Azevedo com quase o dobro das intenções de voto na espontânea pro 2º colocado, foi um balde de agua fria sobretudo na chapa familiar. Indica uma forte tendência de transferência de votos do governador Ricardo Coutinho para o candidato do PSB. A aprovação da gestão estadual com mais de 75% em toda a Paraíba, e mais de 82% na capital, deverá ser o grande propulsor dos números de João.
Some-se à isso, a atuação insegura, decoreba e sem sal do irmão gêmeo. Candidato que não passa altivez e perfil de liderança no primeiro debate de uma campanha tão curta, na melhor das hipóteses estaciona. O povo é sábio e observador. É aquele velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Tem mais, cometem os mesmos erros da eleição de 14. Assim como Cássio adorava proferir o tal “beijo pra quem é de beijo, abraço pra quem é de abraço”, o gêmeo me apareceu com algo parecido com “cimento sem sentimento”, em alusão as obras do atual governo, porém sem o sentimento para com o povo. Mas cadê o cimento COM sentimento da prefeitura para com as quase 300 famílias do bairro das indústrias, despejadas e jogadas à própria sorte? Mais do que nunca eles precisam de quatro paredes de cimento e tijolo.
Quanto ao ex-governador José Maranhão, pela história de vida pública e os serviços prestados, tem uma espécie de eleitores cativos, mas acredito que deve parar nesse patamar de 22, 23%, conforme a pesquisa estimulada. De qualquer forma é de se parabenizar a vitalidade, lucidez e o modo irônico como se portou no debate. Lucélio/Luciano que o diga.
Enfim, é apenas o começo, mas trata-se de um tiro curto. Quem larga mal no início, dificilmente recupera o terreno perdido.
OBS: me causou estranheza, o comentário do valoroso multimídia Heron Cid, acerca do desempenho do candidato do PV. Talvez revendo o debate ou lendo comentários nas redes sociais, mude de ideia.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.