Destaques

Saiu no The York Times: Bolsonaro tentou fugir da justiça se escondendo na Embaixada da Hungria

25 de março de 2024

Essa é engraçada. Confiram essa reportagem do New York Times, fundamentada em gravações de vídeos que mostram Jair Bolsonaro se escondendo na embaixada da Hungria por duas noites, logo após ter seu passaporte confiscado. O ex-presidente, aparentemente, estava apavorado com a possibilidade de ser preso.

Bolsonaro, enfrentando investigações, se escondeu na Embaixada da Hungria

Imagens de câmeras de segurança obtidas pelo The Times mostram que o ex-presidente do Brasil passou duas noites na Embaixada da Hungria em um aparente pedido de asilo.

Por Jack Nicas , Christoph Koettl , Leonardo Coelho e Paulo Motoryn, para o New York Times

Em 8 de fevereiro, a Polícia Federal do Brasil confiscou o passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro e prendeu dois de seus ex-assessores sob acusações de que haviam planejado um golpe depois que Bolsonaro perdeu as eleições presidenciais de 2022.

O ex-presidente pareceu ficar na embaixada durante os dois dias seguintes, mostrou a filmagem, acompanhado por dois seguranças e servido pelo embaixador húngaro e por membros da equipe. Bolsonaro, alvo de diversas investigações criminais , não pode ser preso em uma embaixada estrangeira que o acolhe, porque estão legalmente fora do alcance das autoridades nacionais.

A estadia na embaixada sugere que o ex-presidente estava a tentar alavancar a sua amizade com um colega líder de extrema direita , o primeiro-ministro Viktor Orban da Hungria, numa tentativa de escapar ao sistema de justiça brasileiro enquanto enfrenta investigações criminais no seu país.

O Times analisou imagens de três dias de quatro câmeras na Embaixada da Hungria, mostrando que Bolsonaro chegou na noite de segunda-feira, 12 de fevereiro, e partiu na tarde de quarta-feira, 14 de fevereiro. .

Um funcionário da embaixada húngara, que falou sob condição de anonimato para discutir assuntos internos, confirmou o plano de receber Bolsonaro.

O advogado de Bolsonaro não quis comentar. A Embaixada da Hungria não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Bolsonaro chamou Orbán de seu “ irmão ” durante uma visita à Hungria em 2022. Mais tarde naquele ano, o ministro das Relações Exteriores da Hungria perguntou a um funcionário do governo Bolsonaro se a Hungria poderia fazer alguma coisa para ajudar a reeleger Bolsonaro, de acordo com o governo brasileiro. resumo de seus comentários.

Em dezembro, Bolsonaro e Orbán se reuniram em Buenos Aires na posse do novo presidente de direita da Argentina, Javier Milei . Lá, Orbán chamou Bolsonaro de “ herói ”.

Bolsonaro enfrenta o aprofundamento das investigações criminais no Brasil. Nos 15 meses desde que deixou o cargo, a sua casa foi revistada , o seu telemóvel e passaporte foram confiscados e vários dos seus aliados e antigos assessores foram presos .

Nas acusações mais graves, a polícia disse que Bolsonaro conspirou com vários de seus principais ministros e assessores para tentar manter o poder depois de ter sido derrotado nas eleições. A polícia prendeu alguns de seus principais aliados em 8 de fevereiro e invadiu as casas de outros.

Horas depois, Orbán postou uma mensagem de encorajamento para Bolsonaro, chamando-o de “um patriota honesto” e dizendo-lhe para “continuar lutando”.

Em 12 de fevereiro, quatro dias depois, Bolsonaro postou um vídeo online convocando seus apoiadores para um comício em São Paulo naquele mês. “Quero me defender de todas essas acusações”, disse ele no vídeo. “Até então, se Deus quiser.”

Às 21h34, um carro preto apareceu no portão da embaixada. Um homem saiu, eventualmente batendo palmas para chamar a atenção de alguém lá dentro. Três minutos depois, o Sr. Halmai abriu o portão e indicou onde estacionar.

Primeiro vídeo (vídeo portão, dia 12/02/2024, segunda-feira à noite):

Tocador de vídeo

Bolsonaro e dois homens que pareciam ser seguranças saíram do veículo. O Sr. Halmai os conduziu para dentro. Depois de conversar brevemente, os quatro homens entraram no elevador.

Segundo vídeo (vídeo dentro da garagem, dia 12/02/2024, segunda-feira à noite):

Nas duas horas seguintes, funcionários da embaixada fizeram várias viagens em direção a uma área do edifício onde havia dois apartamentos de hóspedes, de acordo com a filmagem e com o funcionário da embaixada. Eles carregavam roupas de cama, água e outros itens, até a atividade parar por volta das 23h40.

Na manhã seguinte, às 7h26, o Sr. Halmai saiu da área residencial e digitou em seu telefone. Meia hora depois, o embaixador e outro homem trouxeram uma cafeteira para a área residencial.

Durante o resto do dia, os funcionários húngaros percorreram o terreno da embaixada, incluindo pais com filhos.

No início da noite, Bolsonaro passeava pelo estacionamento da embaixada com um de seus seguranças.

Quinto vídeo (vídeo colorido, garagem, dia 13/02/2024, terça-feira à noite, 18h):

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply José 25 de março de 2024 at 16:47

    O mais interessante é que os americanos sabem de tudo que acontece, até mesmo dentro de uma embaixada estrangeira em outro país. Os vídeos foram vazados para o NY Times, provavelmente, pelo serviço secreto americano. Com essa prova de que tem a intenção de fugir do país, não tarda e o STF manda prender o ex-presidente antes que atravesse a fronteira com a Argentina ou, se borrando de medo, se abrigue novamente em alguma embaixada.

  • Reply Severino Carlos de Andrade 25 de março de 2024 at 19:38

    Esse Bolsonaro é um frouxo e cagão, tem medo até da própria sombra. A valentia que sai da boca dele – com o festival de palavrões que diz – não encontra respaldo na vida real desse bunda mole.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.