Sem categoria

TRE DÁ PRAZO DE 48 HORAS PARA INSTITUTO DE PESQUISA CONTRATADO PELO SISTEMA CORREIO FORNECER DADOS INTERNOS DA PESQUISA DIVULGADA PARA VERIFICAÇÃO DE FRAUDE

3 de setembro de 2018

O desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho determinou ao Instituto Mtodo, que fez a mais recente pesquisa eleitoral para o Governo do Estado e outros cargos a mando do Sistema Correio, que forneça ao advogado Francisco Ferreira, constituído pelo candidato a deputado estadual Célio Alves, todos os dados internos da pesquisa, formulário por formulário, para que sejam investigadas possíveis falhas tidas como graves na realização dos trabalhos. O desembargador deu prazo de 48 horas ao Instituto.

     Quem viu o resultado  da Pesquisa do Instituto MÉTODO , do Estado De Pernambuco , contratado pelo Jornal Correio , não acreditou nos números divulgados. É que estes resultados  divergiram totalmente das últimas pesquisas divulgadas no Estado para o Cargo de Governador .

  Nos últimos 15 dias foram divulgadas 3 pesquisas de intenções de votos no estado da Paraíba para o cargo de Governador.

Uma foi a do Instituto Time Real Big Data , empresa contratada pela Rede Record Nacional e que a TV Correio se negou a divulgar ..  A outra pesquisa foi do Instituto DATAVOX, e a última foi a pesquisa encomendada pelo Sistema Correio , hoje questionada junto ao TRE por supostos indícios de fraude em virtude da grande diferença entre os números das outras duas pesquisas .

Por esse motivo , o candidato a Deputado Estadual Célio Alves processou o instituto da Correio por entender que há nos números dessa pesquisa fortes indícios de fraude , pois a diferença entre os números, comparando com os resultados de outras duas pesquisas recentes ,  apurados para o mesmo candidato chega a 12,5% em menos de 15 dias de uma pesquisa para outra,  e considerando a margem de erro , a diferença entre os números apurados pela Pesquisa Método , da Correio , e as outras duas pesquisas acima citadas podem chegar a 18% para determinado candidato. Vale lembrar que os números das pesquisas BiG Data e DATAVOX foram praticamente iguais considerando a margem de erro.

Quem representou o Candidato Célio Alves foi o Advogado Francisco Ferreira, que em 2014 anulou 9 pesquisas ilegais e
aplicou quase 1 milhão de reais em multas aos institutos que divulgaram pesquisas ilegais naquele pleito .

Segundo o Jurista, um dos indícios de fraude na Pesquisa Da Correio pode ser evidenciado com a não inclusão de todos os candidatos a governador no questionário da pesquisa , o que promove o privilégio de uns em prejuízo de outros , fazendo com que as perguntas do questionário aplicado sejam tendenciosas e induzam o eleitor a escolher apenas alguns candidatos em virtude da falta de todos os nomes. Além disso , a pesquisa sequer fora registrado no TSE , mesmo havendo diversas perguntas para o cargo de presidente .

“A própria diferença de números entre uma pesquisa e outra , realizadas em um curto período de
tempo , já alerta os candidatos da disputa , pois não estamos falando de uma diferença de 6 % entre uma pesquisa e outra , o que seria razoável considerando uma margem de erro de 3% para mais ou para menos , estamos falando de uma diferença de até 18% para um mesmo candidato , comparando a pesquisa Método e a DATAVOX , por exemplo , o que enseja em 3 vezes o limite máximo da margem de erro”, sentenciou o advogado.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.