Sem categoria

As primeiras do dia

20 de dezembro de 2018

Meus amigos, estou deverasmente assustado com o que poderá acontecer num futuro próximo. O país está irreconhecível, os últimos episódios registrados na esfera nacional comprovam isso. Ninguém se entende, cada um cuida de si como na lei de Murici e o povo, o coitado do povo, no meio do foguetório, não sabe a quem recorrer.

**

O Supremo Tribunal Federal, derradeira esperança de quem já perdeu tudo, é a própria imagem da Torre de Babel. Lá ninguém se entende, cada um faz o que quer, decisão de ministro e pingo d`água são a mesma coisa, o que um ministro faz hoje, o outro desmancha amanhã, assim, na maior cara de pau, de modo que os próprios integrantes da Corte dão o mau exemplo e autorizam o cidadão comum a perder o respeito pelo último Bastião da democracia.

**

Dia desses um ministro decidiu que o ex-presidente Lula estava livre para dar uma entrevista. Nem bem divulgou a decisão, apareceu outro e a anulou. O primeiro voltou a insistir, autorizou de novo e foi novamente desmoralizado, desta vez pelo presidente do Tribunal.

**

Ontem, outro ministro deu uma canetada liberando os presos que ainda não tiveram seus processos julgados em última instância. Primeiro foi criticado abertamente por membros do Ministério Público e menos de cinco horas depois de decidir, foi igualmente desmoralizado pelo presidente.

**

O próprio ministro desmoralizado dizia, antes de conhecer a posição do seu presidente: “Se o Supremo ainda for o Supremo, minha decisão será cumprida”.

**

Não foi.

**

E o STF, tão moroso numas coisas e noutras não, agiu com surpreendente pressa, foi mais ligeiro do que mosquito de São João perseguindo os entrepernas das viúvas em meio as fogueiras do santo.

**

Diante de tantos acontecimentos assim, eu, que não sou nada, juntamente com outros que nada são, fico a imaginar o que será de mim quando um gravatudo amigo dos homens lá de cima me meter um processo nas costas.

**

Com certeza vou me lascar do primeiro ao quinto.

**

Sim, ia esquecendo: Aquele senador filho do presidente voltou a dizer ontem, a título de crítica a liminar do ministro, que para fechar o Supremo não precisa de muito trabalho, basta enviar um cabo e um soltado montados num jeep, cada um portando um mosquetão de cinco tiros.

**

Inté.

Você pode gostar também

6 Comentários

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 20 de dezembro de 2018 at 07:26

    DIAS TOFÓLE – OU ALGO PARECIDO – DESLIGOU O CORDÃO UMBILICAL DA PLACENTA DE GILMAR MENDES E LIGOU-SE A JUNTA MILITAR QUE IRÁ ASSUMIR A ADMINISTRAÇÃO DO BRASIL, A PARTIR DE JANEIRO, MAS QUE, AO QUE TUDO INDICA, JÁ INFLUENCIA A “CORAJOSA” ATUAÇÃO DO MINISTRO-JUIZ AD HOC.

  • Reply Enderson Arquimedes 20 de dezembro de 2018 at 08:56

    Tem muita gente Tião que vende a própria alma, quanto mais ainda a sua dignidade!

  • Reply Lumière 20 de dezembro de 2018 at 12:02

    Jurista pede demissão de universidade depois da decisão de Toffoli (DCM)

    PUBLICADO ORIGINALMENTE NO FACEBOOK DO AUTOR.

    A MINHA DECEPÇÃO E DESGOSTO É MUITO GRANDE. COMO LECIONAR DIREITO COM UM SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL COMO ESTE ? ESTOU ME RETIRANDO DESTE “MUNDO” FALSO E HIPÓCRITA.

    APÓS QUASE 39 ANOS LECIONANDO DIREITO PROCESSUAL PENAL E 31 ANOS ATUANDO NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO E.R.J., DIANTE DA NOTÓRIA PERSEGUIÇÃO DO NOSSO SISTEMA DE JUSTIÇA CONTRA O EX-PRESIDENTE LULA, CONFESSO E DECIDO:

    1) Não mais acredito no Direito como forma de regulação justa das relações sociais.

    2) Não mais acredito em nosso Poder Judiciário e em nosso Ministério Público, instituições corporativas e dominadas por membros conservadores e reacionários.

    3) Não vejo mais sentido em continuar ensinando Direito, quando os nossos tribunais fazem o que querem, decidem como gostariam que a regra jurídica dissesse e não como ela efetivamente diz.

    4) Não consigo conviver em um ambiente tão falso e hipócrita. Odeio o ambiente que reina no fórum e nos tribunais. Muitos são homens excessivamente vaidosos e que não se interessam pelo sofrimento alheio. O “carreirismo” talvez seja a regra. Não é difícil encontrar, neste meio judicial, muito individualismo e mediocridades.

    5) Desta forma, devo me retirar do “mundo jurídico”, motivo pelo qual tomei a decisão de requerer a minha aposentadoria como professor associado da Uerj. Tal aposentadoria deve se consumar em meados do ano que se avizinha, pois temos de ultrapassar a necessária burocracia.

    6) Vou procurar outra “trincheira” para uma luta mais eficaz em prol de um outro modelo de sociedade. A luta por vida digna para todos é perene, pelo menos para mim.

    7) Confesso que esta minha decisão decorre muito do que se tornou o Supremo Tribunal Federal e o “meu” Ministério Público, todos contaminados pelo equivocado e ingênuo punitivismo, incentivado por uma mídia empresarial, despreparada e vingativa.
    Com tristeza, tenho de reconhecer que nada mais me encanta nesta área.

    8) Acho que está faltando honradez, altivez, cultura, coragem e honestidade intelectual em nosso sistema de justiça criminal.

    9) Casa vez menos acredito no ser humano e não desejo conviver com certas “molecagens” que estão ocorrendo em nosso cenário político e jurídico.

    10) Pretendo passar o resto de meus dias, curtir a minha velhice em um local mais sadio…

    Afranio Silva Jardim, professor associado de Direito Processual Penal da Uerj. Mestre e Livre-Docente em Direito Processual Penal pela Uerj. Procurador de Justiça (aposentado) do Ministério Público do E.R.J.

  • Reply severino de Maria 20 de dezembro de 2018 at 14:19

    Ora, dizem que o ministro Marco Aurélio, decano do stf( em minúsculo mesmo), decidiu com base na constituição e no código de processo penal, e sua decisão está rigorosamente dentro da lei. Vem o toffoli e caça a liminar do colega. Tião, provecto comedor de rapadura e tripa de porco assada, me explique, eu que nada entendo do mundo desses budas iluminados: é a própria lei caçando a lei? Que peste é isso?

    • Reply Sebastião 21 de dezembro de 2018 at 06:47

      A peste do rato

  • Reply Lumière 21 de dezembro de 2018 at 09:31

    O MINISTRO DECANO DO STF É O CELSO DE MELO, NÃO O MARCO AURÉLIO DE MELO.
    MUITA GENTE CONFUNDE POR CAUSA DO MESMO SOBRENOME, EMBORA NÃO SEJAM PARENTE.
    CELSO DE MELO FOI INDICADO PELO SARNEY EM 1989, E DEVE SE APOSENTAR EM 2020, QUANDO
    COMPLETARÁ 75 ANOS ( OU QUEM SABE ATÉ ANTESM SE NÃO AGUENTAR MAIS O TRANCO, OU SE
    “APARECER” UM CABO E UM SOLDADO PARA FECHAR AS PORTAS DO STF, COMO QUER O FILHO DO
    BOLSONARO).
    JÁ MARCO AURÉLIO DE MELO, INDICADO PELO PRIMO COLLOR, COMPLETARÁ 75 ANOS EM 2021.
    SÃO AS VAGAS COM AS QUAIS O MORO SONHA….SONHA…..SONHA. DUVIDO QUE LEVE!

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.