Foto: Marco Pimentel

Por RUBENS NÓBREGA 

Ainda a propósito de problemas que afetam e afetaram centenas de alunos de escolas mantidas pela Prefeitura de Bananeiras, apurei com fontes do meu inteiro crédito o que deve ser complementado e esclarecido a seguir.

  1.  1- Aconteceu em 2022, não mais acontece este ano, o ‘sistema’ de aulas em dias alternados para alunos do Grupo Escolar Xavier Júnior e da Escola Emília de Oliveira Neves, aglomerados em prédios outros destinados a atividades outras.
  2. 2-  No extinto esquema, uma turma tinha aula segunda e terça; a outra, quarta, quinta e sexta; na semana seguinte, a turma de quarta a sexta assistia aula segunda e terça e a outra ficava em casa esperando a quarta-feira.
  3. 3- Nem precisaria dizer, mas é de se lamentar profundamente tal rodízio e os prejuízos tremendos que causou ao ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes matriculados em escolas municipais de Bananeiras.
  4. 4- O desarranjo também comprometia e ainda compromete ações educacionais e assistenciais que tiveram reduzidos seus horários e espaços para acomodar os estudantes despejados do Xavier (por reforma e ampliação) e da Emília (por devolução do antigo Colégio das Freiras à Diocese de Guarabira).
  5. 5- Ficaram comprometidas atividades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro Especializado de Referência de Assistência Social, que cuida de casos envolvendo violência contra vulneráveis) e do Centro de Convivência dos Idosos.
  6. 6- Em decorrência da atabalhoada redistribuição dos alunos nas sedes de tais serviços, também houve significativa redução no atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que antes funcionava em prédio da Cidade Baixa reformado em 2021 para abrigar a Secretaria da Educação e adaptado este ano para receber despejados do Xavier Júnior.
  7. 7- Transferido para o Centro do Idoso, no Conjunto Augusto Bezerra (Cidade Alta), o CSFV oferece atividades educacionais complementares no contraturno escolar para crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino.
  8. 8- Mas a transferência do CSFV – onde estudantes participam de oficinas de teatro, por exemplo – limitou o pós-escola a dois dias na semana, porque outros dois são reservados aos idosos e um ao Sopão, restrito a apenas 100 pessoas.

Diário de Vanguarda