opinião

Liso

26 de março de 2023

Marcos Pires

Quando meus pais perderam tudo, não tinham evidentemente condições de contratar um advogado para defender a família nas centenas de causas judiciais que pipocaram por todos os lados. Então fui estudar Direito e desde o primeiro dia de aula já estava atazanando o juízo de amigos advogados para me ajudarem a peticionar. Meus maravilhosos professores da U. F. Pb. muito me ajudaram e fui empurrando com a barriga o quanto pude a avalanche de broncas que só aumentava. Mas isso é história para outros escritos. O que importa hoje é relatar como sobrevivi sem qualquer fonte de renda naquela longa noite de precisão, já que por toda a vida só tinha me dedicado a uma única profissão; ser filho de rico. Creiam estimados leitores, nada se compara a ser filho de rico. Ser rico nem chega perto porque o rico preocupa-se com impostos a pagar, negócios a fazer, empregos a manter. O filho de rico tem uma única preocupação; gastar o dinheiro dos pais, e nessa matéria sempre fui doutor. Porém Dona Necessidade bateu à porta e lá fui eu ganhar dinheiro para sustentar a minha família enquanto estudava à noite. Meu capital era zero, nem carro possuía. Então eu “inventei” a Bolsa de telefones. Através de um pequeno anuncio nos jornais as pessoas tomavam conhecimento que eu comprava e vendia telefones (na verdade só dispunha de uma única linha, aquela da casa dos meus pais, que usava para os negócios). Então João ligava oferecendo uma linha telefônica e eu ficava esperando José ligar procurando essa linha. Já dizia o preço acrescentando meus 10%, juntava os dois na Telpa e fazia a transferência. Até aquele momento tanto o vendedor como o comprador ignoravam a existência um do outro. Eu os apresentava, pagava ao vendedor e ficava com minha comissão. Era maravilhoso; não tinha empregados, não pagava imposto e ainda ficava com as ações da Telpa, pelas quais ninguém dava a mínima. Cheguei mesmo a ter alguns milhares daquelas ações. O problema era que às vezes uma das partes demorava a chegar e eu ficava enrolando o outro até poder inteirar a transação. Bronca mesmo era quando um desses falsos milionários daqui pagava em cheque, porque eu não tinha conta corrente e ia para o banco com o vendedor sacar a grana e receber minha comissão. Lembro bem que um dia fiz uma venda de 4 linhas para um banco. Era o céu, mas fui parar no inferno porque tive que dar um recibo que foi enviado à matriz que só mandou o cheque dez dias depois. Enquanto isso os vendedores ficaram mordendo meus calcanhares e eu usando minha única arma, conversa, que é coisa boa mas não paga dividas.

Ali eu aprendi que o melhor cliente é o humilde. Já chegavam com o dinheiro embrulhado num jornal e eu era feliz por mais um dia. Não é sem razão que deles será o reino dos céus.

Você pode gostar também

3 Comentários

  • Reply Paulo Fernando Menezes Almeida 26 de março de 2023 at 06:32

    A criatividade só acontece na necessidade, jamais verás um filho de rico criar nada, pelo simples fato de já ter o dinheiro, juventude e disposição pra gasta-lo.

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 26 de março de 2023 at 08:18

    INFELIZMENTE HÁ MUITOS RELATOS SOBRE A QUESTÃO E A VELHA MÁXIMA “AVÔ NOBRE, NETO POBRE”, CONSTITUIINDO FATO CORRIQUEIRO. O BOM É QUE HÁ BASTANTES EXEMPLOS CONTRÁRIOS, ONDE AVÓS PORTADORES DE RECURSOS FINANCEIROS MENOS QUE MODESTOS, POSSUEM FILHOS E NETOS EM CONDIÇÕES SIGNIFICATIVAMENE MELHORES, CONSIDERADAS NOBRES – PARA OS INVEJOSOS – EMERGENTES.

  • Reply Marcos Pires 26 de março de 2023 at 08:25

    Verdade

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.