Sem categoria

O adeus a Paulo Mariano

21 de novembro de 2018

A tarde sumia debaixo de nuvens escuras que de repente surgiram para entristecer o céu.

Era a tristeza que faltava para retratar a saudade que começava a tomar conta do peito de cada um.

E como tinha saudade nesse fim de tarde no Parque das Acácias.

Saudades antigas retratadas nos cabelos brancos de Eduardo Abrantes e saudades novas, recém chegadas com as lágrimas que caíam dos olhos  de Luciano Arroz, o genro que se fez filho e como filho adotivo foi companhia constante e testemunha ocular dos últimos passos do guerreiro.

Era o adeus a Paulo Mariano.

Um adeus que a eterna namorada Terezinha não aguentou terminar. “Não aguento ver isso”, disse ela para os filhos, sem conter a emoção ao ver o seu companheiro de 50 anos baixar à sepultura.

Yure, o filho que veio de longe, se despediu do pai prometendo honrar o seu legado.

E leu um trecho do mais novo livro de Paulo, onde ele diz:

Ao viajar no meu tempo muitas vezes caminhei até atingir algumas paragens; noutras, demorei propositadamente no momento em que o atingimento era meu lugar. E hoje, quando paro para pensar, misturo as lembranças nas quase memórias, cutuco a saudade e noto claramente que estou aprendendo a envelhecer”.

Quando tudo terminou e a grama cobriu o chão, os pingos caídos do céu anunciavam a chegada do guerrilheiro aos braços de Deus.

 

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply Carlos Candeia 21 de novembro de 2018 at 20:57

    Amigo Tião ,
    Conheci Paulo Mariano nos idos de 1986 , na minha campanha para Deputado Estadual ; levado a Princesa pelas mãos do seu irmão e meu amigo , Solon . Tive dele , como de outros princesenses , importante ajuda para a minha vitoriosa campanha . Vale dizer que a mim não me custou absolutamente nada . Nem Solon , nem Paulo , nem Terezinha e nem Quitéria , não me pediram absolutamente nada , nem a mim foi cobrado emprego para qualquer filho ou filha . Expontaneamente , sem que Paulo me falasse nada , acolhi Yuri em meu gabinete durante todo o mandato, na época estudante de Odontologia . Foi fiel às suas ideias e aos seus princípios . Foi exemplo de excelente caráter e deixa o exemplo de quem nunca se rendeu às conveniências que agredissem as suas convicções . Este o meu testemunho .

  • Reply Tião Lucena e o último adeus ao eterno guerrilheiro Paulo Mariano | Blog do José Duarte Lima 21 de novembro de 2018 at 21:11

    […] O adeus a Paulo Mariano […]

  • Reply Jose ferreira ramos (ferreira) 22 de novembro de 2018 at 11:38

    Meus sentimentos aos familiares de Paulo Mariano,
    Que nosso Deus esteja junto com seu espirito em sua nova vida,
    Paulo foi uma pessoa que conheci á varios anos atras,
    Deus seja Louvado.

  • Reply Jose Geraldo 22 de novembro de 2018 at 12:12

    Meus pêsames a tudo família. Tive o prazer de conviver com PAULO por dois anos, em Princesa, onde fui gerente do Paraiban. Pessoa honesta, culto, amigo e acima de tudo Guereiro.Saudades,

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.