Sem categoria

Regozijo d’alma

24 de agosto de 2019

Germano Romero

Jerimum do bom, macaxeira, inhame, frutas, mercearia, era tudo que Bigu expunha em sua Bodega da Paz, nas manhãs de sol. De lá, quase se via o mar. O mar de Jacumã. Bons tempos…

Café e banho tomados, a passadinha em Bigu, sob pretexto de comprar frutas, era certa. Muito mais para desfrutar amabilidades, não expostas nas prateleiras, do que por qualquer abacaxi ou jaca, suculentas que fossem.

O rústico predominava. O balcão de madeira separava os ambientes, mas unia conversas bem-humoradas, deglutidas com goles da água que passarinho não gosta.

Todos os chapéus subiam em reverência à sua chegada. Era um bom dia de verdade. Dado com o fervor da sinceridade e o prazer do reencontro, quase semanal.

Anos se passaram, a idade aquietava, acomodava o corpo, mesmo com todo o estímulo de uma imaginação tão sábia, à luz das manhãs. A bodega fazia-se mais distante. Dos olhos e das pernas. De carro, nem sempre.

Mas Bigu, o homem simples, continuava ali, atrás do balcão, e cá no coração do cronista. Virou até uma crônica. Certa vez, lá voltou com o recorte do jornal impresso e foi uma festa. Uma rodada de brindes e chapéus ao ar. Uma crônica sobre Bigu!

E o tempo andou mais uma légua. Anos depois, a manhã chamou às lembranças. Num breve passeio de carro, paramos na Bodega da Paz. Papai ficou no carro.

“- Ei, Bigu, tem uma surpresa ali para você”. Os olhos brilharam com um espanto sabido: “Só podia ser ele, Dr. Carlos”. Quando o avistou, o olhar já se molhava. Mostrou-me os braços com os pelos arrepiados. Que emoção! E que amizade. Espontânea, verdadeira, sem nenhum interesse.

O tempo avançou mais e alcançou o desenlace do cronista. No velório, manhã cedo, o corpo na sala ainda vazia, avisto Bigu. – “Meu amigo, que surpresa, você soube… que bom vê-lo aqui. Entre”.

No esquife, uma saudação muda, sem sorrisos, sem chapéus ao ar, mas, sem sombra de dúvida, com regozijo d’alma. Até hoje.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.