Sem categoria

Segunda Câmara Cível aprova Voto de Congratulação ao ministro do STJ Reynaldo Fonseca 

18 de novembro de 2021

Captura de tela da Sessão da segunda Câmara Cível
Sessão da Segunda Câmara Cível

A Segunda Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, através de proposição do Desembargador José Ricardo Porto, aprovou na manhã desta quinta-feira (18), por unanimidade, Voto de Congratulação ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, em decorrência de sua posse na Academia Maranhense de Letras (AML). A solenidade de posse vai ocorrer nesta quinta-feira e o ministro vai ocupar a cadeira de número 38 da AML.

O autor da homenagem, que é membro da Primeira Câmara Cível do TJ, foi convocado para integrar o órgão fracionário na condição de substituto do Desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos. Ao justificar o Voto, o Desembargador Ricardo Porto destacou que o ministro Reynaldo da Fonseca é um magistrado competente, culto, sensível e admirado pela comunidade jurídica nacional.

“A grandeza do ministro Reynaldo está vinculada à sua história e aos laços telúricos que prendem e vinculam o homem a terra, expressou o proponente”, disse o Ricardo Porto.

Foto do Ministro Reynaldo Soares da Fonseca
Ministro Reynaldo Soares da Fonseca

Ainda foi destacado pelo Desembargador os livros e obras jurídicas as quais o ministro do STJ foi autor, coautor e/ou organizador: 1) Manual do Mandado de Segurança; 2) Justiça Federal: Estudos em homenagem ao desembargador federal Leomar Amorim; 3) O Princípio Constitucional da Fraternidade: seu resgate no sistema de justiça; 4) Literatura, Direito e Fraternidade; 5) Direito Regulatório – Desafios e perspectivas para a Administração Pública; 6) Democracia, Justiça e Cidadania – Desafios e perspectivas. Tomo 1 (Direito Eleitoral, Política e Democracia) Homenagem ao ministro Luís Roberto Barroso; 7) Democracia, Justiça e Cidadania – Desafios e perspectivas. Tomo 2 (Pensando as Instituições, a Justiça e o Direito) Homenagem ao ministro Luís Roberto Barroso.

Durante sua explanação, o Desembargador Porto citou fragmentos do convite enviado para amigos e familiares do ministro Reynaldo comunicando sua posse na Academia, que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 18.

“Será um momento único e um resgate de um sonho coletivo dos meus antepassados – poetas, escritores, artistas, juristas, médicos.

Pertencer à casa dos patronos Gonçalves Dias, Antônio Lobo, Arthur Azevedo, Aluísio de Azevedo, Humberto de Campos, Adelino Fontoura, Graça Aranha, Coelho Neto, Dunshee de Abranches e tantos outros é algo indescritível para os maranhenses. Lá, no passado recente, esteve o saudoso Ministro Carlos Madeira (STF) e serei recebido pelo imortal e meu amigo de sempre Alberto José Tavares Vieira da Silva, ambos os pioneiros da Justiça Federal no Maranhão (fase atual)”, diz o convite.

O Ministério Público Estadual, por meio do Procurador de Justiça Valberto Cosme de Lira, chancelou, em toda plenitude, a moção, cujo teor também será remetido para o Presidente da Academia Maranhense de Letras, imortal Carlos Thadeu Pinto Gaspar.

Gecom/TJPB

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.